O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sábado, 10 de janeiro de 2015

A Resenha Como Recurso para Facilitar a Redação

Numa prova do Enem 
ou num vestibular,
é um recurso 
que pode ser 
muito útil.


Se você gosta de assistir a programas de televisão sobre esportes, já deve ter ouvido falar em "resenhas esportivas". Uma resenha esportiva é uma breve apresentação, na abertura do programa, sobre o tema que será tratado. Também chama-se "resenha" a apresentação, em resumo, das principais  reportagens que irão ao ar num noticiário radiofônico ou televisivo.  Isto se baseia na resenha de fato, que numa redação é um texto curto no qual são abordadas coisas ou ocorrências que se relacionam entre si revelando aspectos relevantes sobre um determinado assunto. É, em suma, uma forma de prepara o leitor para o contexto da redação. 
"Contexto" é a forma de abordagem de um tema num filme, numa música, numa redação, etc., usando-se as palavras e as expressões mais adequadas para isto. Costuma-se usar, por exemplo, a expressão "contexto social" para se referir a algo que esteja relacionado a uma sociedade. Neste sentido, a resenha - que pode ser o primeiro parágrafo de uma redação - tem o objetivo de esclarecer ao leitor as relações entre os pontos que estão abordados em toda a redação, orientando-o sobre as relações entre eles já desde o início da leitura. 
Repare que o primeiro parágrafo deste artigo é uma resenha: ele contém explicações sobre resenhas de programas de televisão e de rádio fazendo comparações entre elas e com a resenha de uma redação. Este é um recurso que pode facilitar muito ao participante do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), de um vestibular ou de um processo seletivo ("concurso público") ao fazer sua redação durante uma prova. É um recurso que torna mais fácil a forma se iniciar sua redação, pois a resenha já é, por si mesma, uma exposição dissertativa. Também pode ser opinativa, mas neste caso  terão que ser incluídos nela comentários como forma de julgamento do autor sobre o tema da redação. 
A própria redação toda pode ser uma resenha. Isto acontece quando o tema abordado é um filme, um livro, uma peça de teatro, etc. Ou seja: a resenha é um texto que revela, através da combinação entre comentários que revelam uma descrição ou uma crítica ou as duas coisas. Para isto o autor terá que incluir, de forma resumida, os assuntos tratados, apresentando o volume possível de informações sobre o trabalho. Uma abordagem crítica com relações intertextuais é muito importante para que o leitor perceba o grau de interesse do texto. A resenha não é um simples resumo, é apenas o maior volume possível de informações apresentado sucintamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...