sábado, 23 de agosto de 2014

Nova Proposta de Reforma Ortográfica Ainda Não Está na Pauta da Comissão do Senado

A nova proposta
ainda precisa 
ser apresentada
em simpósio intenrnacional.



O dígrafo é a representação gráfica de um mesmo fonema por duas letras. Em algumas postagens feitas em redes sociais online, foi informado que entre os dígrafos sugeridos para serem substituídos, esta o "xç". Isto não é verdade, pois nem mesmo existem palavras na língua portuguesa com tal dígrafo. A proposta do professor Ernani Pimentel, chamada "Simplificando a Ortografia", prevê a eliminação da letra inicial "h" e a substituição de "sc" e "ss" por "s" e do "ch" por "x". Desta forma, palavras como, por exemplo, "homem", "homenagem" e "honra", seriam escritas assim: "omem", "omenagem" e "onra". Palavras como "chuchu", "chuva" e "chave" passariam a ser escritas assim: "xuxu", "xuva" e "xave". O "s"  com som de "z" também seria deixaria de existir e seria substituído pelo próprio "z". Assim, em vez de "casa", escreveríamos "caza". Também está incluída na proposta a eliminação do "u", quando este não é pronunciado nas palavras em que vem depois do "q". Desta forma, "querer" se tornaria "qerer", "qualquer" seria "qualqer", "quilograma" passaria a ser "qilograma", etc.
Segundo o autor do projeto, o objetivo é aproximar o máximo possível a linguagem escrita da linguagem falada. Entretanto, parece-me que a proposta contradiz o objetivo da mais recente reforma ortográfica, ocorrida no Brasil há dois anos: tornar a nossa escrita mais semelhante às de outros países lusófonos. Se a proposta for aprovada, voltaremos a escrever de forma bem diferente da desses países. 

Alguns veículos de comunicação já informaram que a proposta já está sendo avaliada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CECE) do Senado, mas o professor Ernani informou que o projeto ainda não está incluído na pauta da Comissão. A divulgação tem causado muita polêmica e gerado muita discussão em redes sociais, blogs, etc. Entretanto, segundo o "Portal da Imprensa", o autor da proposta informou que ela ainda terá que ser apresentada no Simpósio Internacional Linguístico-Ortográfico da Língua Portuguesa, que ocorrerá no próximo mês em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!