Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Expressões Idiomáticas

"Engolir sapos"
é uma das expressões idiomáticas mais usadas no Brasil.
Elas existem em todos os idiomas.
No Brasil, 
são amplamente empregadas e confundidas com metáforas. 



Já foi publicada uma postagem neste blog explicando o que é uma metáfora. Para encontrá-la, digite "metáfora" no espaço para busca. Entretanto, posso dizer aqui que "metáfora" é uma palavra ou uma expressão com sentidos figurados por meio de comparações. Uma expressão idiomática é um conjunto de duas ou mais palavras usadas para significar algo diferente do real significado das mesmas, também por comparação. A diferença principal é que a metáfora pode ser apenas uma palavra, mas a expressão idiomática é sempre constituída por duas ou mais palavras.
As expressões idiomáticas devem ser evitadas tanto quanto possível em redações formais, pois estão associadas a gírias ou jargões. Porém, há casos em que elas representam contextos culturais específicos a grupos de pessoas relacionadas entre si por profissões, classes, idades, religiões ou outras afinidades. Em outras palavras, podemos dizer que uma expressão idiomática é uma justaposição de palavras que altera o significado original de cada palavra e cria um outro significado, enriquecendo a linguagem sem modificá-la. 

Algumas das expressões idiomáticas mais conhecidas no Brasil:
"Abrir o coração" - declarar-se sinceramente.
"Sossegar o facho" - ficar quieto.
"Dar com a língua nos dentes" - denunciar.
"Agarrar com unhas e dentes" - 
"Baixar a bola" - ser mais comedido quanto ao que estiver fazendo ou dizendo.
"Armados até os dentes" - com armas mais do que suficientes.
"Arregaçar as mangas" - começar a trabalhar.
"Bater na mesma tecla" - insistir.
"Com quantos paus se faz uma canoa" - o que for necessário para solucionar um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!