O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Saiba por que as mulheres devem dizer "obrigada", e não "obrigado".

Um erro
que está se tornando
muito comum 
nas redes sociais online:
mulheres agradecem 
digitando "obrigado" 
ou "muito obrigado".




No entanto, as mulheres precisam ter muito cuidado com relação a isto, tanto ao escrever quanto ao falar, porque é um erro crasso. Homens devem dizer sempre "obrigado" ou "muito obrigado" quando o agradecimento é feito somente por ele, e "obrigados" ou "muito obrigados" quando agradecer por si mesmo e mais uma ou várias pessoas. Mulheres devem sempre dizer "obrigada" ou "muito obrigada" quando o agradecimento for só por si mesma, "obrigadas" ou "muito obrigadas" quando for por ela mesma e uma outra ou mais mulheres, e "obrigados" ou "muito obrigados" quando agradecer em nome de um grupo de pessoas incluindo ela mesma e um ou mais homens, com outras mulheres ou não.
Os motivos são muito simples. Quando um homem diz "obrigado" ou "muito obrigado", ele está dizendo, de forma reduzida: "Sou obrigado a lhe(s) agradecer por isto". Quando o agradecimento é em nome dele mesmo e de mais uma ou várias pessoas, significa "somos obrigados...". 
Quando uma mulher diz "obrigada" ou "muito obrigada", ela está dizendo que se sente obrigada a reconhecer um elogio ou um favor recebido. Quando fala em nome de si mesma e mais uma ou várias mulheres", ela está dizendo "nós somos obrigadas...". Quando ela agradece em nome de um grupo de pessoas do qual ela mesma participa mas há também um ou mais homens, ela deve dizer "somos obrigados...".
Entretanto, ao falar em nome de um grupo de pessoas, tanto um homem como uma mulher pode dizer "manifestamos o nosso obrigado - ou o nosso agradecimento...", representando um agradecimento único de todo o grupo. Pode também dizer "nossa equipe se sente obrigada - ou agradecida - por...". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...