O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Erros Comuns em Redações no Enem e "Dicas" para Evitá-los

O sorriso da estudante confirma sua autoconfiança,
o que é muito importante numa prova.
- Foto: Veja.com - 
Não existe "redação perfeita", 
mas fazer uma ótima redação é fácil.





Um artigo publicado no "Terra Notícias" em 10 de julho de 2013 sobre redações dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) contém três erros gravíssimos. Não são erros gramaticais, porém piores do que isto, e estão todos já no primeiro parágrafo. O texto começa assim:

"O caminho para uma redação perfeita é árduo. Diversos pontos devem ser observados, e manter a calma para atender a todas as exigências dos corretores é difícil. Cobra-se coesão, embasamento, articulação. No meio disso tudo, o aluno ainda esbarra nas peculiaridades da língua culta e formal."

Em primeiro lugar, deve-se lembrar que não existe uma "redação perfeita", porque não existe perfeição em coisa alguma que um ser humano possa realizar. Em segundo lugar, deve-se lembrar que existem formas de se conseguir realizar uma ótima redação ou mesmo a melhor possível, e são fáceis: tudo que eles precisam para isto é quem alguém lhes ensine adequadamente. Em terceiro lugar, manter a calma para atender às exigências dos corretores não é difícil; basta que o aluno tenha confiança em si mesmo, e é o que ele terá se lhe ensinaram adequadamente. 
Acrescento, ainda, um quarto erro: um texto publicado desta forma no "Terra Notícias", dizendo que o caminho para uma boa redação é "árduo", que é difícil observar "diversos pontos", "atender às exigências dos corretores", parece ser de alguém que está tentando desmotivar os alunos, tentando fazê-los ficar ainda mais preocupados e nervosos durante a prova. Portanto, jovens estudantes, não deem a mínima importância às informações naquele artigo. Sigam os conselhos abaixo e vejam como tudo isto se resolve facilmente.
A "dica" principal é esta: redigir bem é escrever bem. Para escrever bem, o melhor caminho é ler muito. Sem ler muito, não há como aprender a fazer uma boa redação. O ato de escrever bem se dá através do convívio com a língua culta, e isto só é possível através do convívio com bons livros, boas revistas, etc.
Além da leitura, procure sempre treinar sua redação em casa. Assista aos noticiários da TV, leia as notícias nos jornais impressos e online, verifique quais são os temas que lhe parecem mais importantes e faça, em casa, redações sobre eles. Existem outras dicas neste mesmo blog. Tudo que você tem a fazer para esclarecer suas dúvidas é procurar no "Índice" o que você quer saber. Se não encontrar a resposta que procura, pode deixar sua pergunta no espaço para comentários, e ela será respondida dentro de pouco tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...