segunda-feira, 29 de abril de 2013

Entre os Verbos da Gramática e o Verbo da Bíblia

Um estudante de primeiro grau
perguntou ao "'Dicas' para Redação" 
qual é a diferença
entre os verbos ensinados em gramática
e o "verbo" - ou "Verbo" - citado na Bíblia.
Tentarei explicar de forma sucinta

mas ao mesmo tempo em detalhes. 




Sob o ponto de vista gramatical, "verbo" é uma palavra que pode indicar ações, situações, fenômenos, acontecimentos, desejos, etc. Veja os seguintes exemplos:
  • Ações - fazer, dizer, falar, escrever, viajar, executar, ferir, interferir, e todos os verbos relacionados a algo que as pessoas fazem ou possam fazer.
  • Situações - ficar, estar, ser (verbos que signifiquem uma condição). 
  • Fenômenos - chover, entardecer, amanhecer, etc. (todas as ocorrências independentes de nossas ações ou vontades).
  • Acontecimentos - nascer, morrer, falecer e todos os verbos que indiquem casualidades ou ocorrências independentes de nossas vontades.
  • desejos - desejar, querer, satisfazer, pretender, etc.
As principais características gramaticais de um verbo são suas flexões. No caso de "correr", por exemplo, podemos dizer "eu corro", "você correrá", "eles correram", etc.   Isto quer dizer que a flexão verbal depende da pessoa e do tempo em que o fato ocorre. Já no caso do verbo nascer, podemos dizer "ele nasceu", "ele nascerá", etc., mas a palavra "nascimento" não é uma flexão do verbo nascer, é um substantivo. 
Tudo isto significa que na verdade "verbo" é toda palavra que encerra uma ideia de ação, situação ou condição. É exatamente por isto que o "verbo" ao qual os textos bíblicos se referem "a palavra revelada" (num sentido mais religioso, a "palavra de Deus revelada à humanidade"). 
O "verbo" citado na Bíblia não se relaciona à palavra "verbo" em seu sentido gramatical. Ele se relaciona à palavra oriunda do latim, "verbum", que significa apenas "palavra", mas pode também ser usada com o significado de "mensagem", como acontece na Bíblia.




4 comentários:

  1. Olá caro Elias,

    Após um ano da eleição seu site entre os 10 melhores do Brasil de Redação, novamente indicamos seu espaço para nossos leitores.

    Iniciamos uma série de publicações que traz, matéria por matéria, dicas de como se preparar para o Enem. Essa semana foi a vez da Redação.

    Dentre as dicas e orientações de estudo, fizemos indicação (através de links) de uma lista de sites e blogs que recomendamos aos leitores para busca de conteúdo e complemento em seus estudos para o Enem 2013.

    E seu espaço faz parte desta lista! Veja

    http://www.infoenem.com.br/como-estudar-redacao-para-o-enem-2013/

    Em contrapartida, se possível, pedimos que retorne o link direcionado para nossa página onde disponibilizamos com exclusividade a prova do Enem 2012 para download (http://www.infoenem.com.br/download-da-prova-do-enem-de-2012-pdf/), completando a parceria. Ressaltamos que tal arquivo é muito procurado por estudantes de todo o Brasil, e que neste ano, diferente das outras edições do Enem, o MEC não disponibilizou a prova digitalizada.

    O que acha da proposta?

    Aguardamos seu retorno e damos os parabéns pelo ótimo trabalho.

    Gratos,
    Fernando Buglia e Matheus Andrietta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato mais uma vez, Fernando e Matheus. Proposta aceita, com certeza.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Parece-me que seu link colocado em sua mensagem não está funcionando. Por isto eu o repito aqui:

      http://www.infoenem.com.br/download-da-prova-do-enem-de-2012-pdf/

      Excluir
    3. Atenção, leitores!
      Caso o link acima não funcione para vocês, destaquem-no, copiem-no e colem- na barra de endereços.
      Abraços a todos.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!