O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 1 de março de 2013

"Efeméride", "Efemérides" e "Efemérida"

Algumas pessoas perguntam qual das três palavras está correta: "efeméride", "efemérides" e "efemérida". Essas dúvidas são muito comuns entre estudantes de segundo grau e cursos de nível superior. As três palavras estão corretas, mas há diferenças quanto aos seus significados e ao contexto em que elas são empregadas. 
"Efemérida" é um inseto, também chamado de "efêmera", que nasce, desenvolve-se e morre dentro de dois dias ou menos. Pertence à família dos efemirópteros.

"Efêmero" (feminino: "efêmera") é qualquer coisa ou fato que dure menos de 24 horas. "Efeméride" (forma singular) é qualquer evento com data marcada, e que seja importante para uma pessoa ou várias. Exemplos: um aniversário, um casamento, a morte de uma pessoa, o sepultamento de uma pessoa, um feriado, etc. "Efemérides" pode ser uma referência a um conjunto de eventos que ocorrem em vários dias seguidos (Carnaval, Semana Santa, feiras, conferências, seminários, etc.). Também usa-se "efemérides" como referência a todos os dias em que os fatos importantes para uma ou mais pessoas ocorrerão durante um mês, um ano ou qualquer outro período de vários dias. 
Nos países onde o regime de governo é a monarquia (absoluta ou parlamentarista) também se chama "efeméride" qualquer evento governamental ou social com data marcada: cerimônias de assinaturas, tratados, acordos, etc, Em astronomia, "efemérides" são períodos (semanas, meses, etc.) de dias seguidos em que ocorrerão fenômenos astronômicos previstos, como o aparecimento de um cometa, uma chuva de meteoros, o início de uma das fases da Lua, um eclipse, etc. 

Exemplos:
- O aniversário do meu irmão é uma efeméride muito importante para minha família.
- As efemérides da Semana Santa já estão próximas.
- A descoberta de um planeta até então desconhecido tornou o dia de hoje uma efeméride astronômica. 
- As efemérides astronômicas do mês passado foram marcadas por uma chuva de meteoros que quase atingiram a Terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...