Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Novas regras ortográficas ainda geram dúvidas - e não somente entre estudantes.

Agora é para valer:
todos nós temos que obedecer
às novas regras ortográficas.
Muita gente ainda tem dúvidas,
mas isto acontece também
porque houve muito comodismo. 

Ainda é grande o número de pessoas que não conseguiram se adaptar às novas regras ortográficas da língua portuguesa no Brasil. Desde o dia primeiro de janeiro deste ano, as regras estão em vigor definitivamente e se pode mais utilizar as escritas de acordo com as regras anteriores para palavras que tiveram modificações. Isto está gerando dúvidas entre estudantes de todos os níveis e preocupações para pessoas que pretendem participar em concursos públicos. 
Sou contra as modificações. Ainda acho que não há justificativas para elas. Entretanto, creio também que muitas dessas pessoas estão com dificuldades porque se acomodaram. As mudanças entraram em vigor em primeiro de janeiro de 2019, mas decidiu-se aceitar as formas de escrita anteriores para que as pessoas se adaptassem às novas paulatinamente. Como as formas ortográficas anteriores ainda estavam sendo aceitas como corretas, muita gente se acomodou, não procurou se adaptar às modificações enquanto ainda era tempo, e deixou passar quatro anos. Agora, que  a ortografia anterior não é mais aceita, essas pessoas terão que se adaptar à atual de qualquer jeito. 
A melhor forma de lembrar as alterações é se esforçando ao máximo para adaptá-las ao seu dia a dia desde já. Para isto, é importante ter, sempre que possível, materiais de consulta à mão, como gramáticas e dicionários publicados após a reforma. É preciso que principalmente os dicionários estejam com seus verbetes atualizados. "Verbetes" são as explicações sobre os significados das palavras. No computador, você precisará utilizar os corretores de texto mais recentes. 
Os professores de todas as matérias e de todos os níveis de ensino precisam estar bem informados sobre a nova ortografia e bem preparados para ajudar seus alunos a revisarem textos. Esta é uma obrigação que cada professor - inclusive os que não ensinam língua portuguesa - precisa assumir, principalmente se seus alunos forem crianças em fase de alfabetização. Os estudantes dos demais níveis - inclusive superior - precisam de ensinos específicos sobre quais foram as modificações. Os alunos que descobrirem qualquer palavra cuja ortografia foi modificada, mas ainda esteja escrita como antes de 2009, precisam ser incentivados a investigar a nova forma de escrevê-la. Isto porque esta será uma forma pela qual ele aprenderá e dificilmente esquecerá o que aprendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!