Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

37 - Arte no Futebol: é adjetivo ou não é?

"Arte, no futebol, nunca foi adjetivo."
Esta frase de Sócrates
foi o principal motivo 
para um artigo do ex-jogador
se tornar tema 
num 
concurso público. 

Todo o conteúdo da prova de língua portuguesa do concurso público para o cargo de escriturário do Banco do Brasil, realizada no dia sete deste mês, foi constituído por questões sobre interpretação de textos. Os candidatos tiveram que interpretar quatro textos. Um deles foi um artigo do ex-jogador Sócrates, cujo tema foi o futebol como arte, publicado numa edição da revista "Época". A principal questão a respeito desse artigo foi relacionada à frase "Arte, no futebol, nunca foi adjetivo." Na verdade, a palavra "arte" nunca foi adjetivo de maneira alguma, mas a frase escrita pelo ex-jogador pode causar ao leitor duas interpretações. Pela forma como escreveu, passa a impressão de que ele acha que, segundo a gramática, "arte" é um adjetivo mas isto não se deve aplicar no caso exclusivo da arte do futebol. A outra possibilidade seria a de que ele a escreveu como recurso para fazer o leitor focar sua atenção sobre o tema central do artigo. 
De qualquer forma, creio que Sócrates cometeu um erro que deveria ser evitado. Se sua intenção foi mesmo atrair a atenção o leitor para o tema central, ele deveria saber que, num país em que, segundo pesquisas, mais de 50% dos estudantes encerram o ensino médio (segundo grau) sem saber interpretar um texto, é bem provável que a maioria dos leitores tenha realmente pensado que, segundo o autor, "arte" é um adjetivo, exceto no futebol. Na verdade, pela forma como escreveu, mesmo que esta não tenha sido a intenção do ex-jogador, foi isto mesmo que ele realmente informou. 
"Arte" é um substantivo feminino. Mas em muitas situações os adjetivos, sejam masculinos ou femininos, se tornam adjetivos. O adjetivo é uma palavra que assume uma função complementar de um substantivo quando está precedida por este. Por exemplo, em "cidade grande", a palavra "grande" é um adjetivo, pois complementa um sentido em relação ao substantivo, que neste caso é "cidade". Neste caso, a palavra "arte" pode ser interpretada como adjetivo em relação ao futebol numa frase como a seguinte:
O futebol arte está deixando de existir no Brasil. 
Neste caso, como "futebol" é um substantivo, "arte" assume a função de adjetivo porque atribui ao esporte uma forma de arte. É como se disséssemos: "O futebol, como arte, está deixando de existir no Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!