terça-feira, 21 de dezembro de 2010

33 - Uso Correto das Siglas e Abreviaturas

Numa redação, 
pode ser necessária a utilização de siglas e abreviaturas,
mas é necessário cuidado para que elas estejam corretas. 

A necessidade existe para evitar a repetição excessiva dos nomes e das palavras que elas representam, tornando o texto menos cansativo para o leitor. Mas para se ter certeza de que as abreviaturas ou siglas estão sendo utilizadas corretamente, é preciso conhecer algumas regras básicas.
Primeiramente é preciso saber qual é a diferença entre elas. Uma abreviatura é apenas a letra inicial ou a junção de duas a quatro letras para representar toda a palavra. Em determinadas abreviaturas, além das letras, usa-se um ponto. Exemplos: kg (quilograma ou quilogramas), ml (mililitro ou mililitros), h (hora), hs (horas), m (metro ou meros), cm (centímetro ou centímetros), km (quilômetro ou quilômetros), rel. (relativo), lit. (literatura), vt (verbo transitivo), adv. (advérbio), etc. 
As siglas se diferenciam das abreviaturas principalmente por serem representações de nomes próprios (aqueles escritos sempre com letras iniciais maiúsculas). Exemplos disso são as siglas dos estados: ES (Espírito Santo), MG (Minas Gerais), etc. 
São também siglas as junções de letras iniciais que representam nomes de pessoas, empresas, órgãos públicos e entidades organizadas. Exemplos: JCR (suponhamos, João Carlos Ribeiro), Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), BB (Banco do Brasil), BC (Banco Central), etc. As letras são todas maiúsculas porque são iniciais das palavras que compõem nomes de pessoas, que sempre são iniciadas com maiúsculas. "João Carlos Ribeiro" é o nome de uma pessoa física, e as organizações como as citadas como exemplos são pessoas jurídicas. 
Há situações em que a sigla é a junção das primeiras sílabas de cada palavra que compõe o nome completo. É o caso da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), do Sindiupes (Sindicato União dos Professores do Espírito Santo), etc. Percebam que siglas como esta na verdade são palavras, já que resultam da junção de sílabas. Portanto, neste caso a sigla deve ser sempre iniciada por letra maiúscula e todas as seguintes devem ser minúsculas. É muito comum vermos em jornais, revistas, livros e até mesmo documentos emitidos por órgãos e empresas, essas siglas escritas como "FUNASA", "FEBRABAN", etc., mas isto é incorreto. 
O objetivo da sigla é evitar a repetição desnecessária do nome da organização que ela representa. Portanto, numa redação referente exclusivamente a essa entidade, basta iniciar o texto com o nome completo seguido da sigla entre parênteses (isto é necessário para dar a orientação correta ao leitor), e usar no decorrer da redação apenas a sigla. Veja o exemplo abaixo(*):

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informou que dará início às ações de combate à proliferação de mosquitos causadores da dengue em todo o país ainda esta semana. Segundo a instituição, no Espírito Santo as ações deverão ser iniciadas na próxima sexta-feira.
A Funasa informou também que já estabeleceu um calendário de ações de combate a outras doenças para o próximo ano. Entre estas constam as campanhas de vacinação contra a poliomielite e a rubéola. O objetivo é erradicar essas doenças do país. Segundo o órgão, os dados relacionados a essas epidemias são alarmantes e a colaboração da população é de extrema importância para o controle sobre elas. 
Para o combate aos mosquitos, técnicos da Funasa visitarão residências para localizar focos e darão orientações aos moradores para evitá-los. Para as campanhas de vacinação, o trabalho será feito em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, que poderão dispor de funcionários e/ou cadastrar voluntários. 

(*) O exemplo citado não é uma notícia extraída de um jornal ou algo semelhante, é apenas um texto criado pelo próprio autor do artigo para exemplificar o uso da sigla.

3 comentários:

  1. Ajudou demais! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá, alguma dica pra que o texto não fique muito grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Estão em vários artigos neste blog. No espaço para pesquisa no alto da página, digite palavras como "sucinto" ou "conciso". Surgirão as dicas que você procura.

      Abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação!