Chama-se "carta comercial" qualquer tipo de correspondência trocada por motivo de negócios. Ela tanto pode ser proveniente de profissionais liberais como de representantes de indústrias, do comércio, de bancos e outras instituições financeiras ou de particulares. Para a iniciativa privada, a carta ou correspondência comercial tem a mesma validade de comunicação geral que tem um ofício no setor público.
Desde uma simples solicitação de emprego até a conclusão de transações, tudo se formaliza através de uma carta comercial. Se a correspondência for dirigida a uma pessoa, o tratamento a ser usado deve ser "V. Sa." ("Vossa Senhoria"). Se for uma mensagem para dois ou mais destinatários, "Vs. Sas." ("Vossas Senhorias"). É importante lembrar que o tratamento deve ser sempre usado na forma abreviada. Deve-se sempre encerrar a mensagem com com a palavra "Atenciosamente" ou com a expressão "Cordiais saudações". Veja o exemplo abaixo:
Ref.:
Recebimento de material adquirido.
Ilmo, Sr.
Eufrazino das Neves,
Diretor do Departamento de Vendas da
Eurochina Indústrias Reunidas
Comunico a V. Sa. que o material adquirido pela nossa empresa, a Endomáquinas S/A, chegou ao seu destino em prefeito estado, hoje às 14hs e 45 minutos. Acrescento que nossa empresa está interessada em adquirir outros artigos da Eurochina Indústrias Reunidas, uma vez que temos planos que visam a expansão de nossas atividades. Em breve, faremos um novo contato.
Atenciosamente,
Eurípedes Bizantino,
Diretor do Departamento de Compras
Endomáquinas S/A
Quando a correspondência é dirigida a uma grande empresa, como no exemplo acima, deve-se mencionar precisamente o departamento ao qual o assunto diz respeito e seu principal responsável (diretor, gerente, etc.). Acima do vocativo, e sob a abreviatura "Ref." (de "Referência"), destaca-se o motivo da mensagem.
A seguir: "A declaração"
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