O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

13 - A carta comercial

Chama-se "carta comercial" qualquer tipo de correspondência trocada por motivo de negócios. Ela tanto pode ser proveniente de profissionais liberais como de representantes de indústrias, do comércio, de bancos e outras instituições financeiras ou de particulares. Para a iniciativa privada, a carta ou correspondência comercial tem a mesma validade de comunicação geral que tem um ofício no setor público.
Desde uma simples solicitação de emprego até a conclusão de transações, tudo se formaliza através de uma carta comercial. Se a correspondência for dirigida a uma pessoa, o tratamento a ser usado deve ser "V. Sa." ("Vossa Senhoria"). Se for uma mensagem para dois ou mais destinatários, "Vs. Sas." ("Vossas Senhorias"). É importante lembrar que o tratamento deve ser sempre usado na forma abreviada. Deve-se sempre encerrar a mensagem com com a palavra "Atenciosamente" ou com a expressão "Cordiais saudações". Veja o exemplo abaixo:

Ref.:
Recebimento de material adquirido.

Ilmo, Sr.
Eufrazino das Neves,
Diretor do Departamento de Vendas da
Eurochina Indústrias Reunidas 

Comunico a V. Sa. que o material adquirido pela nossa empresa, a Endomáquinas S/A, chegou ao seu destino em prefeito estado, hoje às 14hs e 45 minutos. Acrescento que nossa empresa está interessada em adquirir outros artigos da Eurochina Indústrias Reunidas, uma vez que temos planos que visam a expansão de nossas atividades. Em breve, faremos um novo contato.

Atenciosamente,

Eurípedes Bizantino,
Diretor do Departamento de Compras
Endomáquinas S/A

Quando a correspondência é dirigida a uma grande empresa, como no exemplo acima, deve-se mencionar precisamente o departamento ao qual o assunto diz respeito e seu principal responsável (diretor, gerente, etc.). Acima do vocativo, e sob a abreviatura "Ref." (de "Referência"), destaca-se o motivo da mensagem. 

A seguir: "A declaração"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...