"Correspondência"
significa "relacionamento".
Isto quer dizer que, como em todo tipo de relacionamento, todos os tipos de correspondência requerem cuidados específicos. Para isto é necessária a preservação e a observação de certas regras. A internet trouxe muitas novas formas de comunicação à distância. O uso de processos de correspondência eletrônica como o "e-mail", o WhatsApp, etc., eliminou aquela demora da entrega de correspondência realizada através do correio, fazendo com que a mensagem chegue ao destinatário quase no mesmo instante em que é enviada. Entretanto, isto não muda as regras de redação para mensagens oficiais, comerciais, requerimentos, etc.
significa "relacionamento".
Isto quer dizer que, como em todo tipo de relacionamento, todos os tipos de correspondência requerem cuidados específicos. Para isto é necessária a preservação e a observação de certas regras. A internet trouxe muitas novas formas de comunicação à distância. O uso de processos de correspondência eletrônica como o "e-mail", o WhatsApp, etc., eliminou aquela demora da entrega de correspondência realizada através do correio, fazendo com que a mensagem chegue ao destinatário quase no mesmo instante em que é enviada. Entretanto, isto não muda as regras de redação para mensagens oficiais, comerciais, requerimentos, etc.
"Correspondência" significa qualquer tipo de relação entre pessoas, objetos, etc. O envio e o recebimento de uma mensagem, seja via SMS (telefone celular), por correio ou por "e-mail", constitui uma correspondência entre duas ou mais pessoas. A pessoa que a envia é o "remetente". Se a mensagem é dirigida especificamente a uma pessoa, esta é o destinatário ou receptor. Qualquer que seja o meio de envio, é preciso que o remetente saiba formular com clareza o que deseja transmitir. É preciso evitar aqueles textos com muitas cerimônias, muitos elogios, como os que eram comuns até há algumas décadas. Atualmente, o remetente devem lembrar que o destinatário pode não dispor de muito tempo para ler a mensagem. Portanto, o texto deve conter uma linguagem obviamente gentil, mas ao mesmo tempo simples, direta e objetiva.
Quando se redige qualquer tipo de correspondência, devem ser observados alguns princípios básicos quanto à mensagem, ao estilo de linguagem, às formas de tratamento, aos modelos padronizados e ao endereçamento. Se o autor desconsiderar o modo de organizar os elementos de uma carta ou documento, a comunicação não se concretizará. A correspondência é a forma escrita que mais tem a ver com a vida prática de todos nós. Dependendo de cada situação, uma correspondência mal redigida pode trazer muitos problemas, muitos até graves.
A correspondência oficial
A correspondência particular é aquela que ocorre entre duas ou mais pessoas, íntimas entre si ou não, mas sem formalidades. No entanto existem outros tipos de correspondência em que certas formalidades são necessárias. É o caso da correspondência oficial, que é dirigida a instituições públicas civis ou militares ou provém delas. São exemplos de correspondência oficial as relativas aos atos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, requerimentos, avisos à população, advertências, editais, etc.
Numa correspondência oficial, além de colocar as idéias em ordem antes de escrevê-las, é preciso considerar o destinatário (mesmo que o remetente não o conheça) quanto à sua posição social ou profissão para escolha da mensagem mais adequada. Por exemplo, caso o remetente queira enviar uma solicitação a uma autoridade, deve evitar a exposição de razões que só interessam particularmente ao próprio remetente. Neste caso, em vez de razões pessoais, devem ser incluídas na redação argumentos baseados nos direitos do autor e na legislação.
Formas de tratamento
Quanto à forma de tratamento em relação ao destinatário, o remetente deve usar o mais adequado segundo o título de autoridade. Observe os exemplos de autoridades e as formas de tratamento referentes a elas. Observe também que na maioria dos casos esses tratamentos devem ser expressos em forma abreviada.
Vossa Excelência/Vossas Excelências - V.Exa. / Vs.Exas. - para governadores, prefeitos, embaixadores, ministros e secretários de Estado. Se o destinatário for o presidente da República, o tratamento deve ser escrito por extenso, não abreviado.
Vossa Senhoria/Vossas Senhorias - V.Sa./Vs.Sas. - para ocupantes de cargos de serviço público menos importantes.
Vossa Reverência/Vossas Reverências - V.Reva./Vs.Revas. - para sacerdotes.
V.A./VV.AA - Vossa Alteza/Vossas Altezas - para príncipes.
V.M./VV.MM. - Vossa Majestade/Vossas Majestades - para reis, rainhas, imperadores e imperadoras ("imperatriz" é a esposa do imperador, a mulher que governa o império é "imperadora").
V,S. - Vossa Santidade - exclusivamente para o papa. Deve ser escrita sempre em abreviatura.
V.Ema./Vs.Emas. - Vossa Eminència/Vossas Eminências - para cardeais.
V. Exa. Revma./Vs. Exas. Revmas. - Vossa Excelência Reverendíssima/Vossas Excelências Reverendíssimas. - para bispos e arcebispos.
Observe que os tratamentos que iniciam com "Vossa" ou "Vossas" são alusivos às pessoas a quem o remetente se dirige. Para pessoas a quem o remetente se refere, mas não se dirige, em vez de "Vossa" ou "Vossas", o tratamento deve ser "Sua" ou "Suas" - abreviatura: S. - como em "Sua Excelência" (S. Exa.) ou "Suas Excelências" (S. Exas.)
Se a correspondência for enviada por correio, deve ser evidentemente inserida num envelope. O envelope deve ser pouco maior do que a folha escrita para evitar que esta se amasse muito durante o percurso. Se o documento for entregue pessoalmente, basta que as dimensões do envelope sejam adequadas às da folha, e esta pode ser dobrada ou não.
A seguir: "A Carta Comercial".
Majestade não seria com J ? Obrigado pelo artigo.
ResponderExcluirSim, amigo!
ResponderExcluirGrato pela sua colaboração.
Abraço!