segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

18 - O recibo

O recibo é uma declaração por escrito que comprova o recebimento de um pagamento ou uma mercadoria. Quando se trata de dinheiro, a importância deve ser expressa ao mesmo tempo em números e por extenso. É obrigatória a inclusão do nome completo do recebedor o motivo do pagamento, o local (endereço completo) e a data.
Se o recibo for referente ao recebimento de mercadoria, devem constar na redação o local, a data e os nomes da pessoa que enviou a mercadoria e da pessoa que a recebeu. Veja os exemplos abaixo.

1) Recibo referente a pagamento:

Recebi do Sr. (nome completo da pessoa que pagou) a importância de R$ 455,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco reais) como pagamento por uma diária neste hotel. 

Vitória, 16 de fevereiro de 2010.
Hotel Bonvoyage,
Gilsenildo Avelim Mangusto,
Gerente.

2) Recibo referente a mercadoria:

Recebi do Sr. (nome completo da pessoa que enviou a mercadoria), gerente da firma Comodorus Ltda., duas mesas e quatro cadeiras marca (...) para escritório. 

Vitória, 16 de fevereiro de 2010.
Fomezero Indústrias Alimentícias.
Atanazildo Godofrêncio Lima,
Diretor presidente.


A seguir, iniciando a etapa de modelos de correspondência oficial: "A apostila".

2 comentários:

  1. Gostei do site.
    Leciono Redação Técnica em um curso Técnico em Meio Ambiente e gostaria de saber se entre o título, o corpo e a data, existe algum espaçamento próprio.
    Fico no aguardo da resposta.
    Minha Hughes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Minha Hughes!

    Na maioria dos documentos - como o Curriculum Vitae, por exemplo - costuma-se aplicar um espaço equivalente a quatro linhas na máquina de escrever - no teclado do computador, aciona-se o "enter" quatro vezes. Há quem use dois espaços. É uma questão de opção e estética. Nos artigos que publico nos blogues, costumo acionar o "enter" duas vezes.
    Fico feliz por ter gistado do site.Ele está à sua disposição. Convido você a conhecer também o "Espaço do Empreendedor" - https://sites.google.com/site/espreendedor/
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!