Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

15 - O memorando



O memorando - também conhecido pelo nome em latim, "memorandum" - pode ser uma correspondência entre dois setores de uma mesma empresa ou organização, ou de uma empresa ou organização para outra. Entre órgãos governamentais (secretarias, departamentos, institutos, fundações e outros órgãos municipais, estaduais e federais), o memorando é produzido da mesma forma que o ofício. Se for uma comunicação entre órgãos governamentais e empresas ou entidades não governamentais, deve ser escrito como as cartas comerciais.
Qualquer que seja a forma utilizada, o memorando se caracteriza por comunicações breves, escritas em papel menor do que o do ofício, e sem fórmulas de cortesia. Na maioria dos casos, os memorandos transmitem ordens, decisões e lembranças de compromissos e prazos. Veja o exemplo abaixo 

De: Eduardino Passaquatro
Para: Credomildo Assunção
Assunto: Pagamento da compra da copiadora

Termina amanhã (12/02) o prazo para o pagamento da última mensalidade da compra da copiadora instalada em seu departamento.  

Vitória, ES
(Assinatura do remetente)


A mensagem contida no memorando também pode ser impessoal (sem os nomes do remetente e do destinatário). Exemplo:

Do Departamento de Assistência Médica
Ao Departamento de Pessoal
Assunto: licença médica

Comunicamos que o Sr. Fulano Detal estará em licença médica de 13 a 17 deste mês, período durante o qual ele estará em tratamento de saúde. 

11.02.2010
(Assinatura do médico responsável)


A seguir: "A ata"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!