O memorando - também conhecido pelo nome em latim, "memorandum" - pode ser uma correspondência entre dois setores de uma mesma empresa ou organização, ou de uma empresa ou organização para outra. Entre órgãos governamentais (secretarias, departamentos, institutos, fundações e outros órgãos municipais, estaduais e federais), o memorando é produzido da mesma forma que o ofício. Se for uma comunicação entre órgãos governamentais e empresas ou entidades não governamentais, deve ser escrito como as cartas comerciais.
Qualquer que seja a forma utilizada, o memorando se caracteriza por comunicações breves, escritas em papel menor do que o do ofício, e sem fórmulas de cortesia. Na maioria dos casos, os memorandos transmitem ordens, decisões e lembranças de compromissos e prazos. Veja o exemplo abaixo
De: Eduardino Passaquatro
Para: Credomildo Assunção
Assunto: Pagamento da compra da copiadora
Termina amanhã (12/02) o prazo para o pagamento da última mensalidade da compra da copiadora instalada em seu departamento.
Vitória, ES
(Assinatura do remetente)
A mensagem contida no memorando também pode ser impessoal (sem os nomes do remetente e do destinatário). Exemplo:
Do Departamento de Assistência Médica
Ao Departamento de Pessoal
Assunto: licença médica
Comunicamos que o Sr. Fulano Detal estará em licença médica de 13 a 17 deste mês, período durante o qual ele estará em tratamento de saúde.
11.02.2010
(Assinatura do médico responsável)
A seguir: "A ata"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!