segunda-feira, 11 de setembro de 2017

"Edifício", "prédio" ou os dois nomes estão corretos?

Edifício Copan,
um dos mais famosos de São Paulo (SP).
Tem 115 metros de altura,
32 andares e 120 mil metros quadrados
de área construída.
Estudantes perguntam:
é "edifício", 
"prédio"
ou os dois nomes
estão corretos?


Se você empregar a palavra "edifício" ao invés de "prédio" ou vice-versa numa redação, provavelmente não haverá problema algum, já que ambas são costumeiramente aceitas como sinônimas há muito tempo. Os dois nomes estão corretos mas é importante conhecer alguns detalhes sobre eles. Afinal, uma das duas palavras poderá estar mais adequada do que a outra em relação ao contexto em que ela terá que ser inserida.
A palavra "edifício" se relaciona ao verbo "edificar", que tem o mesmo significado de "construir". Entretanto, "edifício" não significa apenas "construção". Observe que a palavra tem o sufixo "ício", que indica uma finalidade. Exemplos: um produto alimentício tem a finalidade de servir como alimento. A palavra "ofício" tem a finalidade de indicar uma tarefa confiada a alguém ou uma atividade profissional. "Sacrifício" é uma atividade considerada sagrada para se obter um benefício para a própria pessoa que a pratica ou para outras pessoas. Portanto, um edifício é uma construção que tem uma finalidade: a de abrigar pessoas de modo que elas possam simplesmente residir neles ou realizar atividades profissionais, culturais, etc. Por isto há edifícios com residências (apartamentos) e também os que têm escritórios, consultórios médicos, etc. 
Os "arranha-céus" são os edifícios considerados os mais altos de uma cidade e com um formato de uma torre. São chamados de prédios porque geralmente são de caráter multifuncional: têm apartamentos residenciais, lojas comerciais, escritórios, consultórios, etc. Destacam-se entre os demais por serem os mais altos, o que faz com que eles sejam vistos também como pontos de referência, indicadores de direções, etc. Porém, nem todo prédio é um arranha-céu. Chama-se prédio um edifício construído dentro de uma determinada área ou terreno que, com ele, forma todo o conjunto de uma propriedade. 
Segundo Aurélio Buarque de Holanda, originalmente a palavra "prédio" se referia ao conjunto de um terreno incluindo as construções ou a construção dentro dele, mesmo que esta fosse apenas uma casa. Mais tarde, passou-se a chamar "prédio" principalmente a construção com pelo menos dois andares dentro de um terreno. Atualmente é muito comum as pessoas considerarem como "prédio" qualquer edifício, especialmente aqueles onde se realizam atividades diversas.

domingo, 10 de setembro de 2017

O Significado de "Baseado em Fatos Reais"

Um filme 
baseado em fatos reais
é um filme
com uma história real?


Esta é uma pergunta que algumas pessoas já me fizeram várias vezes e sugeriram que eu publicasse um artigo a esse respeito. Em primeiro lugar, explicarei o que é um fato. Muita gente pensa que "fatos reais" é uma redundância. Não é, pois um fato nem sempre é uma realidade. Um fato é algo cuja realidade pode ser comprovada, mesmo que ainda não tenha sido. Um fato é algo que ainda está para ocorrer quando dizemos que, diante de certas circunstâncias, "o fato será consumado". Quando dizemos isto, estamos falando de um fato que ainda não ocorreu e, por isto, ainda não é real. Os fatos podem ser interpretações, pontos de vista, opiniões. A realidade também, mas a palavra "realidade" é sempre usada por alguém ao considerar algo como inquestionável, indubitável. Os fatos podem ser considerados realidades segundo os interesses de quem os conta. A realidade, sendo mesmo uma realidade, independe de interesses. Os fatos se baseiam em interpretações; a base da realidade é a comprovação do acontecimento relatado. 
Quando, no início de um filme, surge a informação "Baseado em fatos reais" (em inglês: "Based on true events"), isto não significa que o filme conta uma história real. Neste caso, a atenção não deve ser relacionada às diferenças entre "fato" e "realidade", mas à palavra "baseado". Esta palavra informa que a história contada no filme não é real mas casos reais foram usados como bases para a criação da história. "Base" significa "apoio", "fundamentado". Portanto, "baseado em" significa "apoiado em", "fundamentado em". Quando se diz que o filme foi baseado em fatos reais, não se está dizendo que a história que ele conta é real, mas que acontecimentos verdadeiros foram usados para fundamentá-lo.  

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A Informática e a Educação

A informática é,
atualmente, 
muito necessária
no currículo escolar.


Mesmo muitos adultos são constantemente vítimas de golpes aplicados através da Internet. Entretanto, esse potencialíssimo veículo de informação e comunicação já se tornou um elemento que não pode faltar em nossas vidas. A razão é muito simples: temos sempre que ter cuidado em quase tudo que fazemos na vida, mas não podemos deixar de viver. Esta mesma razão gera a necessidade de as crianças estarem habituadas desde cedo ao uso da informática. As vidas delas dependerão muito disto - ainda muito mais do que as nossas.
"Informática" é um termo cujo significado engloba todos os conhecimentos, as práticas, os instrumentos e a tecnologia usados para transmissão, recepção e processamento de informações do mundo atual. As principais ciências relacionadas a ela são ciência da computação, teoria da informação (TI) e suas atividades incluem desde processos de cálculos a análises numéricas. É claro que quem tem que utilizar computadores, celulares e a Internet não precisa ter profundos conhecimentos sobre essas ciências, mas terá que fazer isto em muitos momentos da vida, seja em casa ou no local de trabalho. As crianças de hoje usarão tecnologias muito mais sofisticadas quando forem adultas, mas se elas começarem a se familiarizar com esses instrumentos desde já, tudo para elas ficará mais fácil no futuro. 
Costuma-se pensar que "informática" é apenas algo relacionado a processos de informação por meio de máquinas eletrônicas. É muito mais do que isto. Na verdade os primeiros processos de informatização ocorreram quando, já na Antiguidade, os matemáticos começaram a analisar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos e como os objetos podiam ser computados através de sistemas simples ou complexos de acordo com cada necessidade. "Computar" é o mesmo que contar. Vem daí a palavra "computador", que se refere a um tipo de máquina criado inicialmente apenas para fazer contagens mais complexas. Hoje o computador mais simples nos ajuda a fazer muito mais do que isto.
Atualmente a informática educativa tem se tornado um processo de grande importância dentro de um outro processo de grande importância: o de aprendizagem e de preparo para a vida. O uso do computador e de tudo que se refere à informática como recurso pedagógico pode se tornar extremamente importante no processo de inclusão social de jovens marginalizados. Para isto, porém, é necessário o interesse desses jovens e uma significativa melhoria no sistema educacional brasileiro, que ainda é muito precário. É inadmissível que o ensino de informática já a partir do nível básico ainda não seja parte do currículo em todas as escolas.