terça-feira, 1 de março de 2022

A Redação Acadêmica e sua Relação com a Palavra "Academia"

É importante considerar
que todos os sentidos
da palavra "academia"
se resumem, de certa forma,
num mesmo significado.


Quando se fala em redação acadêmica, geralmente costuma-se pensar imediatamente em textos científicos. Uma redação acadêmica é um artigo acadêmico. Num artigo, o autor escreve sobre o tema expondo seu ponto de vista sobre o mesmo através de argumentos. Um argumento é uma linha de raciocínio criada pelo autor para induzir o leitor a uma conclusão. Se a redação é de cunho acadêmico, deve-se levar em consideração todos os sentidos que a palavra "academia" pode ter, pois de certa forma todos eles estão relacionados a um mesmo significado. 

A palavra "academia" é de origem grega e se refere diversos tipos de instituições de ensino e estabelecimentos onde são dadas orientações sobre atividades artísticas, literárias, filosóficas e físicas. As atividades físicas incluem as que são praticadas em academias de ginástica, de dança, de judô, de karatê, etc. Um especialista em educação física, por exemplo, é uma pessoa capacitada para escrever uma redação acadêmica sobre exercícios físicos e sobre as atividades praticadas em academias de ginástica, as quais são chamadas "academias" inclusive por isto. 

Em termos gerais, a palavra "academia" também pode se referir a qualquer associação com finalidades artísticas, literárias (tal como a ABL - Academia Brasileira de Letras), filosóficas, etc. A designação provém da história da Academia de Atenas, a famosa escola filosófica fundada por Platão em 387 a.C. No Brasil, refere-se também a estabelecimentos onde são ensinadas as atividades físicas conhecidas como "ginásticas" incluindo a orientação para uso correto dos equipamentos para tais finalidades. Portanto, os contextos das redações acadêmicas podem ser referentes a qualquer tipo de academia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!