terça-feira, 16 de novembro de 2021

A Importância da Diversificação de Palavras numa Redação

A diversificação de palavras

não dificulta.

Na verdade, facilita.


A redação continua sendo uma das maiores causadoras de perdas de pontos e de reprovações nos exames de língua portuguesa. Erros gramaticais crassos, uso de expressões inadequadas, abreviações desnecessárias - por exemplo, "pq" ao invés de "porque" - são os problemas mais frequentes. Entre as dificuldades mais apontadas por estudantes, está a existência de várias palavras com o mesmo significado. Ou seja: os sinônimos. 
Quando você faz uma redação, você está produzindo um texto para alguém ler. Portanto, não se trata de um texto que você possa escrever como quiser, mas de modo que torne a leitura fácil e agradável para outras pessoas. Eis aí a razão da importância da diversificação de palavras. Ela não causa dificuldades. Na verdade, ajuda a elaborar uma redação de bom nível, facilitando a compreensão do texto por parte de quem o lerá, tornando-o menos cansativo. Leia uma redação com palavras excessivamente repetidas, e você perceberá como a leitura fica "chata", enfadonha. O uso de várias palavras com o mesmo significado evita a necessidade de repetição excessiva e enriquece o texto, tornando-o mais atraente e fácil de ser compreendido. 
Na ilustração acima (fonte: Arquivo Google) estão alguns exemplos de sinônimos (palavras com o mesmo significado). Eu gosto muito de citar a palavra "empresa" como exemplo para redações sobre empresa, economia, mercado, etc. É uma palavra que tem muitos sinônimos que facilitam muito essa diversificação: organização, empreendimento, estabelecimento (comercial, industrial, etc.), negócio, companhia, firma, etc. Evidentemente, também é preciso observar se cada uma dessas palavras é adequada para o contexto em que será inserida. 
É difícil aprender os sinônimos das palavras que você precisará usar? Atualmente, não. Até algumas décadas, era necessário recorrer a um dicionário para se descobrir os sinônimos e os significados, e nem todo mundo tinha um dicionário em casa - os melhores eram muito caros. Atualmente, porém, quase todo mundo tem um telefone celular com acesso à Internet. Tudo que se tem que fazer para descobrir o sinônimo de qualquer palavra é procurá-lo na página de pesquisa do Google.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!