quarta-feira, 28 de outubro de 2020

O que são "reverberações oscilatórias"?

Foto: Cifra Club News
É uma expressão

usada com muita frequência,

mas tem um significado

que precisa ser conhecido.

 

Provabelmente você quer saber o que a imagem de alguém tocando um violão tem a ver com o tema de um artigo para redação. Eu explico: você certamente já ouviu alguém dizer "de acordo com as reverberações oscilatórias...". Quando alguém toca um violão, o som do instrumento é proveniente dos movimentos das cordas, que são quase invisíveis e são em forma de pequenas ondas. É a esse tipo de movimento que se chama "reverberação". A reverberação é um efeito gerado por ondas sonoras quando o som inside sobre uma ou mais superfícies refletivas (por exemplo, as superfdícies paredes de uma sala). Não é a mesma coisa que "eco". O eco é o som refletido e ouvido pouco tepo depois do som original, como se ele se repetisse.
Com base nisto, costumamos usar a palavra "reverberação" em sentido figurado (para saber o que isto significa, leia aqui
). A intenção é referir-se a uma resposta ou reação relacionada a uma ação ou a algo que tenha sido dito ou feito por alguém anteriormente. "Oscilatório" é algo que oscila. "Oscilar" é balançar, movimentar-se de um lado para outro de forma insegura, com o risco de cair. Portanto, "reverberações oscilatórias" significam dúvidas, incertezas, sendo uma expressão que só deve ser usada quando você se referir a uma ação, um projeto, uma ideia, etc., cujos resultados são, segundo sua opinião, imprevisíveis, podendo ser até desastrosos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!