sexta-feira, 21 de agosto de 2020

"Compartilhar", "Rede Social", "Mídia Social"... Você realmente sabe o que são essas coisas?

Fonte: Arquivo Google
 Muitas palavras e expressões

relacionadas ao uso da Internet

já existem há décadas, 

mas nem todos os usuários

parecem saber disto.

 

Muito antes da Internet se popularizar no mundo, palavras e expressões como "compartilhar", "rede social", etc., já faziam parte do rico vocabulário da Língua Portuguesa. No entanto, parece que muitos internautas ignoram seus significados. É o que se percebe quando perguntamos o que é uma rede social e eles respondem apenas que é um site pelo qual eles se relacionam com outras pessoas, postam textos, fotografias, etc. Muitos deles acham que "compartilhar" é simplesmente postar na Intgernet algo que já foi postado por outra pessoa.
Muita gente participa de redes sociais desde a infância e parece não saber disto. Uma rede social é uma estrutura formada por pessoas ou por organizações (empresas, igrejas, etc.) que geralmente se relacionam devido a interesses ou valores comuns. Os reçacionamentos podem ter finalidades profissionais, de trabalho ou simplesmente sociais (relações com familiares, amigos, etc.). Não se deve confundir "rede social" com "mídia social". A mídia social é um conjunto de meios que viabilizam a criação de uma rede social. A redes social não é apenas uma forma de estrutura. Pode-se até dizer que é uma forma de estrutura não totalmente definida, já que permite relacionamentos horizontais, não hierárquicos, que podem ser interrompidos ou desfeitos em qualquer momento.
Um dos exemplos mais populares de rede social é a associação de moradores de um bairro. Esse tipo de associação é também conhecido como "associação comunitária" ou "rede comunitária". Suas principais finalidades são estabelecer os interesses comuns dos habitantes, como solicitação de obras sanitárias, melhoria no sistema de transporte coletivo, construção de escolas, hospitais, creches, etc. Outros exemplos de redes sociais: Uma turma de alunos de uma escola, de um curso, etc.; um sindicato; uma asssociação de funcionários de uma empresa; o conjunto de sócios de um clube; os membros de uma igreja; etc. A diferença principal entre essas redes sociais e as que existem na Internet é que as da Internet permitem o relacionamento entre as pessoas sem a necessidade de suas presenças físicas.
"Compartilhar" é o mesmo que "compartir", "comparticipar", "partilhar" ou "distribuir". Significa "participar de algo com outra ou outras pessoas ao mesmo tempo". Porém, veja bem: "partilhar" é dividir algo, mas "compartilharar" é dividir e, ao mesmo tempo, ficar com uma parte dessa divisão. Nas redes sociais na Internet (Facebook, LinkedIn, etc.), quando compartilhamos uma postagem com uma ou mais pessoas, ficamos com ela em nossos próprios perfis e e distribuímos cópias dela entre essas pessoas. Isto explica o sentido do uso do verbo "compartilhar": quem compartilha fica com uma cópia da postagem e distribui outras cópias. Mesmo não compartlhando desta forma, apenas postando algo que poderá ser visto por outras pessoas, isto já é um compartilhamento: outras pessoas ouvirão o áudio, verão as imagens ou lerão o texto que você postou.
"Compartilhar", "rede social", "mídia social", são apenas alguns exemplos de palavras e expressões mais usadas quando nos referimos às nossas atividades na Internet, mas que já existem desde antes dos primeiros computadores existirem. Isto significa que os reais significados estão ficando "esquecidos" ou mesmo ignorados. Creio que o sistema educacional do país deve ser melhor estruturado para evitar que isto continue ocorreendo entre os estudantes. Manter o real conhecimento desses significados pode ser muito importante na vida profissional e social de muita gente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!