terça-feira, 20 de novembro de 2018

A "Era da Tecnologia"

A era da tecnologia
começou na pré-história.


Por ser algo que sempre influencia profundamente nosso modo de viver, a tecnologia é um tema muito frequente em redações. Isto tem uma razão muito evidente: sem a tecnologia, nossas sobrevivências seriam impossíveis, e os avanços tecnológicos estão - e têm que estar - cada vez mais acelerados.
O problema quanto às menções sobre tecnoligia é que na maioria das redações ela é citada como se fosse algo surgido no século XX, ou seja, nos "anos 1900". Isto porque tal palavra nos trás imediatamente ao pensamento coisas como computadores, telefonia celular, naves espaciais, Internet e as perspectivas para anos vindouros alimentadas pela literatura e pelos filmes de ficção científica. A expressão "Era da Tecnologia" é muito usada principalmente para mencionar conquistas e problemas causados pelas influências da tecnologia nas sociedades a partir do século passado. No entanto, os primeiros passos tecnológicos foram dados quando humanos pré-históricos descobriram que eram capazes de produzir instrumentos rudimentares como lanças, flechas, machados de pedra, etc.
"Tecnologia" é o nome que se dá às técnicas e, ao mesmo tempo, a um cojunto de técnicas para que algo seja criado e desenvolvido. É uma palavra de origem grega que significa as técnicas, as artes, o ofício, o estudo e os resultados da junção de tudo isto. É a capacidade de transformar uma coisa em outra: pro exemplo, uma pedra em um machado ou um martelo, como aqueles instrumentos primitivos mostrados na ilustração.
O significado da palavra "tecnologia" provém de outros signficados que se relacionam. Isto inclui: 
  • A produção e utilização de ferramentas e máquinas;
  • As técnicas e os conhecimentos para resolver problemas ou pelos facilitar suas soluções;
  • Métodos ou processos de fabricação, construção e trabalho;
  • Aplicação de recursos para a realização desses métodos ou processos;
O significado mais moderno de "tecnologia" provém de uma combinação entre ciência e engenharia. A engenharia é uma ciência, mas a palavra "ciência", neste caso, tem um significado mais abrangente, envolvendo todos os tipos possíveis de conhecimento. Exatamente por isto, a tecnologia é uma palavra referente a processos de fabricação e de utilização de tudo que os humanos criaram e podem criar - desde os recursos mais rudimentares para acender uma fogueira quando ainda moravam em cavernas até as viagens espaciais, ao uso de sistemas atuais de telecomunicação e ao que ainda nem sabemos que pode ser criado futuramente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!