quinta-feira, 5 de julho de 2018

"Sessão", "Seção" e "Cessão"

A troca 
de "sessão" por "seção"
é um dos erros 
mais frequentes.


Essas palavras fazem parte do grupo das homófonas heterográficas (palavras com mesma pronúncia, mas escritas de formas diferentes). Você já deve ter cometido erros escrevendo, por exemplo, "seção de cinema" ou "sessão de uma loja". Há também pessoas que escrevem "cessão" nos dois casos. Os erros gráficos cometidos por causa de palavas com mesma pronúncia são muito mais frequentes do que muita gente imagina, mas podem e devem ser evitados. 

Observe os empregos corretos dessas palavras nos exemplos abaixo:
- Sessão de cinema;
- Sessão na Assembleia Legislativa;
- Sessão no Senado;
- Seção de uma empresa;
- Seção de uma loja;
- Cessão dada por um juiz;
- Cessão dada pelo presidente da República.

"Sessão" é um período de tempo em que algo acontece. No caso de uma sessão de de cinema, é a duração da exibição de um filme no cinema. Nas assembleias legislativas, câmaras municipais, na Câmara Federal e no Senado, uma sessão é a duração de uma reunião de parlamentares (vereadores, deputados estaduais ou federais e senadores) para tomar decisões políticas. 
"Seção" tem o mesmo significado de "setor" ou "departamento" quando se trata da seção de uma loja, de uma empresa, etc. Nos supermercados, por exemplo, há as seções de biscoitos, de laticínios, de pescados, de produtos de limpeza, etc. Ou seja: uma seção é cada uma das partes de um todo. Pode ser também, portanto, um pedaço de qualquer coisa.
"Cessão" tem, em determinadas situações, o significado de consentimento ou permissão. Exemplo: "O governador cedeu uma entrevista coletiva." Esta frase significa que o governador permitiu que os jornalistas o entrevistassem.  Em outras situações, é o ato de ceder. Exemplo: "Depois dela ter insistido tanto, eu acabei cedendo como ela queria." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!