quinta-feira, 26 de julho de 2018

O que é o IDH?

Ilustração: Estudo Prático
A explicação
foi solicitada 

por um estudante.

"IDH" é a sigla usada para significar "Índice de Desenvolvimento Humano". Esse índice é usado para classificar os países como como desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Um país desenvolvido é um país com IDH alto, está em desenvolvimento quando o IDH varia entre médio e alto é considerado subdesenvolvido quando o IDH é baixo.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o desenvolvimento humano é um dado que situa as pessoas no centro do desenvolvimento. Para isto são considerados a realização de seu potencial como pessoas, o aumento de suas possibilidades (empregabilidade, realização profissional, situação financeira, etc.). Os dois indicadores mais importantes para isto são o IDH e o IPM (Índice de Pobreza Multidimensional). O cálculo do IPM fornece dados sobre famílias que vivem em extrema dificuldade em cada país, considerando como principais fatores o acesso à educação, a tratamentos de saúde e padrão de vida (situação financeira). "Multidimensional" é algo que tem várias dimensões. 
"Dimensão" é qualquer extensão que se possa medir. Neste caso, as dimensões são territoriais, e os dados são sobre pessoas ou famílias que vivem em determinadas situações dentro de um mesmo território, que é um país. O IDH é uma medida de desenvolvimento humano de um país. Ele indica as estatísticas tendo como base três itens: qualidade de vida, educação e nível de vida. A diferença entre "qualidade de vida" e "nível de vida" é que a qualidade de vida é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico, mental e espiritual das pessoas, e o nível de vida (ou padrão de vida) se refere à qualidade de vida e à quantidade e qualidade de bens e serviços (qualidade de ensino, de atendimento de saúde, etc.) prestados a cada pessoa ou a toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!