quarta-feira, 13 de junho de 2018

O Significado de "Procrastinação"

É mais uma
daquelas palavras
muito usadas
juridicamente.


O verbo "procrastinar" não é exclusivamente jurídico, mas é um dos mais utilizados juridicamente. Significa simplesmente adiar; deixar para outro dia, outro mês, outro ano. Portanto, por diversas razões, a procrastinação é algo que ocorre com muita frequência nas decisões jurídicas, governamentais, empresariais, etc.
Por falar em "adiar", é comum, em algumas organizações, ocorrer avisos como este:
"A reunião prevista para hoje à tarde foi adiada. A data ainda será confirmada."
Isto é um erro. Se a reunião foi adiada, isto quer dizer que ela já está confirmada para ocorrer outro dia; portanto, a data já está prevista. Sem confirmação da data, não há confirmação de que a reunião ocorrerá. Enquanto a nova data não for confirmada, a reunião permanece apenas cancelada. "Adiar" significa "transferir para outro dia já determinado", o que por sua vez significa que esse "outro dia" é uma data já confirmada.
Numa empresa, o excesso de procrastinação representa um constante adiamento de decisões importantes. Isto resulta em perda de produtividade. Esse excesso impede o funcionamento normal das atividades dos funcionários, já que tantos projetos são frequentemente deixados para depois. Nos casos individuais, isto é ainda pior: quando uma pessoa adia muito seus próprios compromissos, isto faz com que outras pessoas tenham a impressão de que se trata de falta de responsabilidade. Isto faz com que a pessoa obtenha desconfiança e descrédito das outras. 
A procrastinação pode ser um adiamento ou mesmo uma desistência (quando algo é "deixado para depois" mas o "depois" nunca chega). Muita gente procrastina demais por não saber administrar seu próprio tempo para fazer o que tem de ser feito. Entre as tarefas e outras atividades mais comuns a serem procrastinadas estão relatórios que têm que ser entregues num determinado prazo, inscrições de alunos para participar de provas como o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), inscrições para concursos públicos ou vestibulares, atualização de documentos (por exemplo, títulos de eleitores), marcação de consultas médicas, etc. 
Geralmente, quando essas pessoas decidem iniciar uma nova atividade, interrompem-na em poucos dias e retornam a seus hábitos rotineiros deixando-a "para depois" e, na maioria destes casos, o "depois" se torna "nunca". Nestes casos a procrastinação prejudica gravemente o desenvolvimento de aprendizagem do estudante, a carreira do profissional, a produtividade do funcionário e até mesmo a saúde de todas estas pessoas. Timothy Pychyl, diretor do Centro de Iniciativas em Educação e professor de psicologia da Carleton University (Otawa, Canadá), diz que o procrastinador crônico sabe que deveria concluir a tarefa que está sempre adiando, mas continua procrastinando, embora ele mesmo se sinta incomodado por isto.
Outros psicólogos afirmam que muitos procrastinadores crônicos agem assim porque são impulsivos quanto à realização de tarefas que ele considera mais urgentes principalmente quando estas são relacionadas a aspectos emocionais. É uma tentativa de fugir de situações estressantes. Para eles, o procrastinador nestas situações se bloqueia ao sentir ansiedade ou lidar com fortes emoções. 
Talvez seja este um dos principais problemas que têm que ser enfrentados para se reduzir a procrastinação numa empresa ou outros tipos de organizações: os diferentes motivos que levam cada pessoa a ser um procrastinador. Muitos destes sofrem hipertensão arterial, doenças cardiovasculares ou são menos capazes de se engajar em estratégias para tentar resolver inclusive seus próprios prolemas. Em suma: é bem difícil lidar com tais situações. Quanto a você, se está sempre deixando para depois suas tentativas em melhorar seus níveis de redação, é bem provável que você seja ou esteja se tornando um contumaz procrastinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!