segunda-feira, 21 de maio de 2018

Por que os políticos usam tanto o verbo "alavancar"?

Esta é mais uma pergunta 
frequentemente feita 
por estudantes.


Talvez com a intenção de saber como usar o verbo adequadamente em suas redações, muitos estudantes perguntam por que os políticos o usam tanto em seus discursos. Não somente os políticos, mas também empresários e economistas usam muito o verbo "alavancar" em entrevistas, palestras e também em suas redações.
A ilustração ao lado mostra como um homem pré-histórico impulsionava uma pedra muito pesada. O tronco era usado como uma alavanca. Isto significa que uma alavanca é qualquer coisa ao ser usada para impulsionar algo. Portanto, "alavancar" tem o mesmo significado de "impulsionar". Quando dizemos "alavancar o desenvolvimento do país", estamos nos referindo a algo que faça o desenvolvimento do país avançar com maior rapidez. Ou seja: algo que impulsione esse desenvolvimento.
Em economia, o verbo alavancar é muito usado em expressões como "alavancar vendas", "alavancar o crescimento da empresa", "alavancar o desenvolvimento industrial", etc. No entanto, o verbo também pode ser usado para se referir a algo que traga prejuízos. Exemplo: "Este é um fato que pode alavancar a crise econômica." Nesta frase o verbo é usado para se referir a algo que pode impulsionar e aprofundar a gravidade de um problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!