sexta-feira, 18 de maio de 2018

Contador ou Técnico em Contabilidade

Estudantes confundem entre
"contabilista" e "técnico contábil".


Às vezes, em suas redações, estudantes revelam seus desejos de futura realização profissional. Talvez por causa das constantes crises econômicas que ocorrem no Brasil, são muitos os estudantes brasileiros de nível médio que demonstram interesse em atividades financeiras como, por exemplo, a de contador ou contabilista, mas desconhecem detalhes importantes sobra as atividades dos profissionais dessa área. Muitos são os que acham que têm condições para exercer a profissão só porque conseguem fazer operações aritméticas (somar, diminuir, multiplicar e dividir) com grande facilidade.
Em contabilidade, "contador" é o mesmo que "contabilista", embora muitos desses profissionais prefiram a palavra "contabilista". É o profissional formado em ciências contábeis. Este é um curso de nível superior que tem a finalidade de capacitar o profissional para lidar com patrimônios de empresas e outras organizações, avaliar os aspectos quantitativo e qualitativo, registrando fatos econômico-financeiros que os afetam e prevendo suas consequências.
O curso de ciências contábeis é também conhecido como "contabilidade". Talvez por isto seja confundido por algumas pessoas com o curso para formação de profissional técnico em contabilidade. Este, na verdade, é um curso técnico, de nível de ensino médio, não superior. O técnico contábil tem a função de fornecer às empresas informações úteis que garantam seu desenvolvimento e crescimento principalmente - mas não somente - em tempos de crise econômica. É ele quem realiza a escrituração contábil e fiscal; os registros e lançamentos contábeis de transações financeiras; o cálculo dos impostos, dos juros e das taxas; o acompanhamento de contas, receitas e despesas e outras atividades complementares às do contabilista.
"Escrituração" é a efetuação de lançamentos em contas. Esses lançamentos devem ser posteriormente compilados em livros e fichas. "Compilar" não é o mesmo que "copiar"; é reunir informações provenientes de diferentes textos ou documentos. A escrituração feita pelo técnico contábil é chamada "escrituração contábil", "escrituração mercantil" ou "escrituração comercial". "Receita" é a entrada calculada em dinheiro ou em créditos que representem direitos da empresa. Numa empresa privada, a receita corresponde ao faturamento obtido através da venda de seus produtos ou serviços.
As receitas podem ser operacionais e não operacionais. São operacionais quando são provenientes das atividades principais das empresas. As não operacionais resultam de transações consideradas extraordinárias, ou seja, não incluídas entre as atividades principais. Há outros detalhes a esse respeito, mas estes serão abordados num artigo sobre receitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!