terça-feira, 16 de janeiro de 2018

As Diferenças e Relações entre Teses e Dissertações nas Redações

As redações acadêmicas têm 200 ou mais páginas.
Às vezes,
a tese é confundida
com a hipótese.


Em linguagem coloquial, a palavra "tese" é usada com o significado de "hipótese".  Isto ocorre, por exemplo, quando dizemos que "em tese, todos nós somos iguais perante as leis". Entretanto, se tomarmos por exemplo qualquer experiência científica, aprendemos que ela consiste basicamente em três etapas, nesta sequência: a hipótese, a tese e a demonstração. Isto nos faz concluir que a hipótese e a tese são coisas que, unidas, facilitam a comprovação, mas são coisas diferentes. 
De fato, uma hipótese de uma suposição ou uma especulação que pode ser comprovada ou descartada na evolução da experiência. A hipótese é usada numa redação sempre que o autor inicia sua argumentação. A hipótese é o principal fator que ajuda a fazer com que a teoria possa ser comprovada através da prática. Ela não trás afirmações definitivas, mas é o primeiro passo para isto. É ela que inicialmente trás um conjunto de condições (numa redação, as ideias) para possibilitar uma demonstração. "Demonstração", neste caso, não é a comprovação que se faz através de uma realização prática. Numa redação, a demonstração é o argumento dedutivo, considerado válido, bem fundamentado. Por isto, tal como na experiência científica, numa redação as etapas hipótese, tese e demonstração, nesta sequência, também devem ser bem consideradas.
A tese vem da palavra grega "tesis", que significa "posição". Na redação, essa "posição" é na verdade uma espécie de proposta. É por isto que no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), por exemplo, exige-se que, na redação, o aluno exponha seus argumentos e também proponha soluções viáveis para os problemas relacionados ao tema abordado. Já que o texto tem que ser dissertativo, ele terá que ser bem informado sobre o tema proposto, e terá que comprovar suas informações com base em fatos que fundamentarão seus argumentos na dissertação. Ao dissertar, ele apresenta e discute seus próprios argumentos. No caso de uma tese em redação acadêmica, o texto precisa conter cerca de 200 páginas. Veja a razão disto lendo aqui. A dissertação acadêmica também tem suas peculiaridades. Veja-as aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!