terça-feira, 14 de novembro de 2017

"Produto em promoção" não significa "produto mais barato".

Lembre-se disto
quando fizer uma redação
sobre prática comercial.

Muita gente interessada em comprar um determinado tipo de produto se sente atraída quando o anúncio de um estabelecimento comercial informa que o mesmo está "em promoção". Depois, sentem-se decepcionadas ao perceber que o preço praticado não era tão baixo quanto esperavam. A razão é simples: "produto em promoção" nem sempre é "produto mais barato". Quando você quiser fazer uma redação sobre preços praticados no mercado, lembre-se disto. 
Pode ser que um dia, profissionalmente, você tenha que fazer redações sobre marketing promocional. Mesmo como consumidor, você precisa saber que o marketing promocional é o que conhecemos como "promoção". É prática do "merchandising". Trata-se, portanto, da promoção de um produto ou um serviço, ou de sua marca, para que os consumidores ou clientes percebam sua qualidade de modo que vejam isto como algo mais importante do que simplesmente o preço. As atividades promocionais aplicadas a produtos, serviços e marcas são feitas buscando a interação entre esses itens e seu público-alvo (o tipo específico de consumidores ou clientes a quem eles possam interessar) para promover as vendas. 
Vem daí o nome popularmente mais conhecido para essa atividade comercial: "promoção". É desnecessário dizer que a promoção visa atrair mais consumidores e clientes, pois este é o principal objetivo de qualquer atividade do marketing. Entretanto seu objetivo principal é incrementar a percepção do valor do produto usando-se técnicas e pontos de contato (locais de venda, visitas domiciliares, etc.) com destaques que ativem a compra.
Isto quer dizer que "promoção" não tem relação alguma com "desconto". O desconto é uma das muitas formas de promoção. Às vezes um consumidor diz: "Comprei o produto tal, na loja tal, e custou o preço tal." Ou seja: o desconto não foi a promoção; a promoção propriamente dita foi ativada pela pessoa que comprou o produto. Em outras palavras: o consumidor ajudou a promover o produto. É uma forma de comunicar sobre a existência do produto no mercado fazendo com que as pessoas que os compram os divulguem.

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