quarta-feira, 29 de novembro de 2017

"Obcecado" e "Obsessão"

Um exemplo de obsessão.
Não há relação
entre os significados
das duas palavras.


Há pessoas que escrevem "obcessão" ao invés de "obsessão" por causa da grafia de "obcecado". Entretanto, a grafia correta da outra palavra é "obsessão". As regras ortográficas não são estabelecidas por mero acaso ou de forma aleatória. Elas têm razões específicas. Nos casos de "obsessão" e "obcecado", as grafias estão relacionadas aos significados e às origens das palavras.
"Obsessão" é um comportamento de insistência. Neste ponto, é preciso lembrar que a insistência é diferente da persistência. "Persistir" é manter a tentativa de conseguir algo difícil, mas possível. "Insistir" é manter continuar tentando algo impossível. Portanto, a persistência é uma qualidade mas a insistência só causa problemas principalmente ao próprio insistente. Nas histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, o elefante Jotalhão é sempre vítima da obsessão da formiguinha que insiste em ser sua namorada. Esta é uma forma de mostrar às crianças que a obsessão só causa incômodos à formiga e ao elefante. Em outras palavras: se você é apaixonado(a) por uma pessoa mas esta não tem o mesmo sentimento em relação a você, não insista num relacionamento amoroso com ela. Sua insistência se tornará um incômodo para essa pessoa que você diz que ama e prejudicará você também.
Uma pessoa obcecada é uma pessoa que não consegue perceber que sua insistência é prejudicial. Ela confunde sua própria insistência com a persistência. Isto também é uma forma de obsessão, mas "obcecado", "obcecada", "obcecados" e "obcecadas" são palavras escritas com "c" ao invés do "s" porque estão relacionadas porque, no verbo "obcecar", a parte "cecar" provém do verbo latino "cecare", que significa "cegar". É uma forma metafórica de dizer que a pessoa está "cega" - não consegue "enxergar" o problema que sua obsessão está causando. Eis por que se escreve "obsessão" e "obcecado". Neste caso, "ver" e "enxergar" passam a ter o significado de "perceber".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!