segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A Compreensão e o Entendimento

Ilustração do Arquivo Google.
Há diferenças
entre "compreender"

e
"entender".



A compreensão e o entendimento de um texto são elementos fundamentais para alguém alcançar o objetivo desejado através de sua redação. A ilustração mostra como isto acontece. O esquema é semelhante ao caso em que uma pessoa fala e a outra escuta (lembre-se que "escutar" e "ouvir" também são coisas diferentes entre si). O "emissor" é a pessoa que escreve, o "receptor" é o leitor, o "canal" é o texto e a mensagem é a própria redação com as informações que ela contém.
Uma frase que faz parte de uma velha piada, "entendi mas não compreendi", faz muita gente pensar que "entender" e "compreender" são palavras com o mesmo significado. O ato de ouvir se refere apenas ao sentido da audição. Uma pessoa pode ouvir e não entender o que ouviu. A pessoa escuta quando presta atenção ao que a outra fala e entende claramente o que foi dito. É claro que esse entendimento também dependerá da clareza com que a outra pessoa fala, pronunciando empregando as palavras corretamente. As diferenças entre entender e compreender um texto são semelhantes às diferenças entre ouvir e escutar. 
A compreensão é um processo psicológico que nos leva ao entendimento do significado de algo. Como o nosso tema é "redação", refiro-me, neste caso, à compreensão por parte do leitor em relação ao que o autor da redação escreverá para ele ler. Isto nos leva a lembrar o que eu já disse na postagem anterior: quando você estiver escrevendo, ponha-se no lugar do leitor. A compreensão do leitor é a forma como ele assimila o que está escrito. É o que se chama "interpretação de texto". Para o leitor interpretar o texto corretamente, o autor da redação precisa escrever corretamente. "Escrever corretamente" significa empregar as palavras e expressões ortograficamente corretas, adequadas ao contexto e propícias tanto para o objetivo da redação quanto para a categoria de leitores a que ela se destina. 
No processo de compreensão, é necessária a interpretação correta, que depende tanto da capacidade do leitor interpretar quanto da capacidade do autor do texto escrever de forma correta e objetiva. O autor tem a obrigação de escrever de forma a ajudar o leitor a desvendar as mensagens contidas na redação de forma que este compreenda os sentidos do texto e do contexto. É isto que leva o leitor ao entendimento, que é o ajuste de ideias que pode, inclusive, ajudá-lo ou influenciá-lo na formação de sua opinião. Novamente, aí está mais uma razão para que o autor produza sua redação não como ele quer, mas como ela tem que ser produzida: com o uso de palavras e expressões adequadas, de acordo com o tema e o contexto, e com argumentações bem fundamentadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!