quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Duas Novas Palavras em Temas Políticos: "Chavismo" e "Chavista".

Tema de muita polêmica,
o Chavismo pode ser
abordado em redação.


Para muita gente, são duas palavras ainda desconhecidas. No Brasil, pelas postagens que vemos nas redes sociais online, muita gente sabe que são palavras relacionadas à política, mas ainda desconhecem seus reais significados. Por serem palavras tão usadas recentemente, têm grandes possibilidades de ter relações com temas políticos a serem sugeridos para redações no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou nos próximos vestibulares. Por outro lado, qualquer que seja o tema político (racismo, economia e outros temas sociais são também temas políticos), são palavras que enriquecem a redação se forem aplicadas no contexto adequadamente. 
"Chavista" é como se chama qualquer pessoa simpatizando do Chavismo. O Chavismo é um movimento político baseado em ideias e estilos de governo relacionados ao ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que governou aquele país de 1999 a 2013, quando faleceu. Chávez defendia o Bolivarianismo, movimento que tem esse nome como uma homenagem a Simón Bolívar, considerado como o principal responsável pela independência dos países da América Latina no século XIX. Atualmente, como ideologia, o Bolivarianismo tem forte influência do socialismo, que teoricamente se contrapõe ao capitalismo, sistema econômico e social em que o capital está em mãos de empresas privadas ou indivíduos que contratam mão de obra em troca de salário. O socialismo defende o controle do poder econômico pelo Estado (governo).
O Chavismo é, portanto, um movimento de "esquerda", tendência política que teoricamente se diz em defesa de uma maior igualdade social. Teoricamente é isto. Devo, no entanto, lembrar que o objetivo deste artigo não é expressar opiniões políticas, é apenas esclarecer os significados de algumas palavras que poderão ser usadas em redações nas provas. Entretanto, caso alguém queira expressar suas opiniões políticas, elas serão aceitas desde que sejam respeitadas opiniões diferentes e que o autor do comentário se responsabilize por sua opinião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!