segunda-feira, 9 de outubro de 2017

"Anarquismo" e "Anarquia"

Pierre-Joseph Proudhon
é considerado o precursor do anarquismo.
(Foto: Wikipedia)
O uso frequente
das duas palavras
faz os estudantes perguntarem
qual é a correta.


O mais importante é saber o que elas significam. No Brasil, é comum, em meio a muita confusão, barulho, gritarias, alguém dizer: "Parem com esta anarquia." Sob o ponto de vista mais popular, a palavra "anarquia" é relacionada a "bagunça", "desorganização", "desordem", "vandalismo" e tudo que for contra princípios éticos, morais, etc. Isto tem sua razão, se observarmos a origem política da palavra. 
As duas palavras estão corretas. Seus significados são correlatos, mas com certa diferença. O anarquismo é um sistema político e a anarquia é o estado de um povo ou uma nação sob esse sistema. O adepto ou defensor desse sistema é chamado "anarquista". Numa redação sobre o tema, é importante conhecer os significados das duas palavras para usá-las apropriadamente no contexto. Para isto, é preciso conhecer pelo menos um pouco da história do anarquismo. 
"Hierarquia" é a ordenação estabelecida de elementos e de pessoas em ordem de importância. Isto ocorre em empresas e praticamente em todos os tipos de organizações econômicas, sociais e políticas que existem num país como o Brasil. É através da hierarquia que se estabelece a ordenação de poderes governamentais, de funcionários de uma empresa, de instituições como igrejas, etc. Destaca-se nesse sistema a ordenação de elementos que facilitem a informação e, consequentemente, a comunicação. Lembre: "comunicação" é o que se estabelece após uma troca de informações ou depois de algum tipo de resposta ou qualquer reação relacionada à informação recebida. A dominância se define como uma forma de relação social para estabelecer e manter certo controle ou disciplina. Como o anarquismo surgiu como um movimento contra a hierarquia, logo a palavra "anarquia" se tornou popularmente sinônima de "bagunça", "desordem", etc.
O anarquismo surgiu em meados do século XIX na Europa. O filósofo e economista francês Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865) é considerado o precursor desse movimento porque os primeiros anarquistas foram fortemente influenciados por suas teorias. Vivendo nos Estados Unidos, ele mesmo foi o líder intelectual dos anarquistas norte-americanos daquela época e foi o primeiro a se autoproclamar "anarquista". Seu livros "O Que é a Propriedade? Pesquisa Sobre o Princípio do Direito e do Governo", publicado pela primeira vez em 1840, ainda é citado como referência por líderes de movimentos anarquistas da atualidade. O filósofo e sociólogo alemão Karl Marx (1818-1883), autor de "O Capital", influenciou e recebeu influências de Proudhon.
Como está explicado acima, "anarquismo" e "anarquia" são palavras correlatas, mas não são sinônimos. O anarquismo é um sistema político e a anarquia é a condição estabelecida por esse sistema que coloca classes sociais em oposição baseando-se na "exploração do homem pelo homem". Por essa razão esse conceito é frequentemente confundido com o socialismo, que se baseia principalmente nos princípios defendidos por Karl Marx.
Neste caso, não importa que você seja ou não seja um defensor do anarquismo. O mais importante, aqui, é que você já tem uma ideia básica dos significados das duas palavras, o suficiente para uma boa redação dissertativa-argumentativa. Entretanto, sugiro que, sempre que for possível, leia bastante sobre o tema, pois aprender mais nunca é demais.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!