domingo, 3 de setembro de 2017

O Significado de "Fascista"

Benito Mussolini
foi primeiro-ministro da Itália
de 1922 a 1943.
É preciso 
ter certeza 
sobre os significados
das palavras
usadas na redação.


Em todos os momentos em que conversamos com alguém, fazemos postagens  ou comentários na Internet ou enviamos mensagens por qualquer meio e para qualquer finalidade, temos que ter cuidado com as palavras que usamos. Não se trata de um sistema de ditadura com o objetivo de impedir que nos expressemos como quisermos, mas de preservar a qualidade da informação, de termos certeza de que os textos que elaboramos realmente revelam o que queremos dizer. Com frequência, vê-se a palavra "fascista" ser utilizada nas redações e em postagens nas redes sociais online, mas raramente com o significado correto. Por isto, o uso dessa palavra tem gerado muitas contradições dentro do contexto em que ela é empregada. 
Para entender o significado da palavra "fascista", é preciso conhecer um pouco da história política da Itália, especialmente a parte relacionada ao período de 1921 a 1943. A palavra originou-se de "Fascismo", um movimento iniciado na Itália em 1919 por Benito Mussolini (foto: Arquivo Google), e que trouxe à tona um partido com o mesmo nome a partir de 1921. Tal nome veio da palavra italiana "fascio", que significa "aliança". Foi um regime autoritário que colocou Mussolini no poder como primeiro-ministro a partir de 1922. Era um sistema de ditadura cuja doutrina era contra o comunismo e ao mesmo tempo antiliberal, atuando contra as liberdades individuais.
Com o passar dos anos, muitas palavras são tão usadas com significados diferentes dos originais que estes acabam sendo oficialmente aceitos como corretos. Foi o que aconteceu com "fascismo", que atualmente significa um regime de ditadura que não é exercido por militares, mas tem uma autoridade única levada ao poder por organizações de massa cujos membros são principalmente provenientes da classe operária e de áreas rurais. "Fascista" é, portanto, a pessoa que participa desse regime ou concorda com ele. O que se percebe em muitas redações feitas pelos estudantes e até em discursos de políticos é o uso abusivo da palavra "fascista" como se significasse qualquer tipo de ditadura. Isto é um erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!