sábado, 26 de agosto de 2017

Como Fazer Analogias nas Redações

Use analogias
nas redações,
mas com moderação 
e certos cuidados.


A ilustração  (Google Fotos) já informa o que é uma analogia. Muita gente acha que "análogo" significa "igual". "Análogo" é algo que tem algumas semelhanças com outra coisa. "Analógico" é um caso em que são identificadas semelhanças entre duas ou mais coisas extremamente diferentes. Portanto a analogia é o estabelecimento de uma ralação entre duas ou mais coisas, ideias, etc., apontando semelhanças mesmo quando elas são muito diferentes entre si.
Nas redações, as expressões linguísticas - ou "expressões idiomáticas - são os exemplos de analogias mais frequentes. Uma delas é bem popular: "Não entre nesse barco." Neste caso, "barco" é uma metáfora, pois não significa um veículo de transporte aquático, significa a possibilidade de ser um problema. As expressões linguísticas são frases ou expressões com palavras com significados diferentes dos originais. Numa redação é preferível evitar o excesso de informalidade, mas o uso de analogias é inevitável. Elas se tornam processos de transferência de informação buscando estabelecer pontos em comum entre a origem ou fonte de informação e o destinatário  (o leitor). Elas se opõem à sedução, mas não a impedem nem a substituem.
Entretanto, essas relações entre a origem da informação e o leitor não são necessariamente semelhanças. Posso, por exemplo, que os esquis são para o esquiador como os sapatos são para quem está sempre descalço porque não possui sapatos. A analogia está no fato de que tanto os esquis como os calçados têm que ser usados nos pés. Acontece que os esquis são para quem sabe ou quer aprender a esquiar e os sapatos são para todas as pessoas que necessitam deles. Isto significa que, nas redações, as analogias são fluídas, sendo por isto necessário muito cuidado ao usá-las. Para um experiente corretor de textos, uma simples análise do texto será suficiente para identificar comparações ou relações mal apresentadas ou sem sentido. Quanto ao exemplo que citei aqui, é  bem simples: esquis e sapatos são para serem usados nos pés, mas têm finalidades bem diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!