Sinta-se à vontade para comentar e fazer sugestões.

Não existe "parágrafo principal" numa redação.

O parágrafo principal
não precisa ser 
sempre o parágrafo-chave.


Muitas pessoas revelam que, quando fazem uma redação, têm dificuldades para posicionar ou definir o parágrafo principal. muitas também o confundem com o parágrafo-chave. Muitas também acham que o parágrafo-chave é o parágrafo principal porque é o inicial. De fato, o parágrafo inicial é o parágrafo-chave porque tem a função de apresentação ao leitor, não somente do tema da redação, mas também da forma como o tema é exposto no texto que ele lerá. O parágrafo-chave é o que o nome diz: a chave que abrirá a porta para o leitor. Portanto, é sempre o primeiro parágrafo. Entretanto, o parágrafo principal pode ser o segundo ou o terceiro, desde que seja no qual o leitor encontre o que ele perceba como os primeiros sinais claramente deixados pelo redator como início de uma linha de raciocínio. Ou o último, que representa a conclusão. 
Também em muitos sites há explicações sobre o que é um "texto expositivo". Ora, qualquer texto é uma exposição por escrito de informações, ideias, conceitos, etc. Portanto, não existe texto que não seja expositivo. É aí que se enquadram as funções dos recursos linguísticos. Clicando neste link, você abrirá o artigo com detalhes sobre recursos já conhecidos e sobre como você pode criar outros. Criar seus próprios recursos é mais importante, já que, numa prova como as do Enem, de vestibulares ou de concursos públicos, a demonstração de criatividade agrega valores à redação.
Tudo isto nos leva a concluir que a existência de um parágrafo principal é apenas teórica. Na realidade, há um parágrafo-chave, que é o que abre o conteúdo do texto para o leitor, mas não há um parágrafo principal. Todos os os parágrafos de uma redação constituem uma sequência de informações cuja mensagem final se completa com a conclusão. Cada parágrafo é uma unidade que contém o desenvolvimento de uma ideia, mas o parágrafo seguinte trás novas informações e novos complementos para conduzirem o leitor até a conclusão do autor. Portanto, todos os parágrafos do texto são igualmente importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!