O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Redação Revela Nível Cultural

O acúmulo de conhecimentos
é relacionado ao nível de cultura.

Um dos principais objetivos das redações no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é medir o nível de conhecimentos gerais dos estudantes. Isto significa também que outro dos principais objetos é mensurar o nivel cultural dos mesmos estudantes. Isto porque o nível cultural do aluno é um dos principais fatores que o levam a ter interesse por estar sempre bem informado sobre assuntos importantes. 
Por isto, os estudantes têm o direito e a obrigação de aprender o que é cultura e os professores de Língua Portuguesa têm a obrigação de lhes ensinar. No Brasil, costuma-se relacionar a cultura com eventos musicais, cinema, teatro e outras atividades artísticas. Entretanto tais atividades são apenas uma pequena parte do imenso conjunto que compõe a cultura. 
Dizem que a palavra "cultura" tem vários significados. Na verdade, tem várias definições que levam a um mesmo significado. "Definição" e "significado" são coisas diferentes. A definição é a explicação, em poucas palavras, que nos leva a entender o significado. Veja os exemplos disto em cada palavra que você encontra num dicionário. O significado é a conclusão da definição. 
Atualmente a definição mais aceita para "cultura" é a do antropólogo inglês Edward Burnett Taylor (1832-1917): cultura é todo o conjunto de conhecimentos, crenças, artes, aspectos morais, leis, leis, costumes, hábitos e capacidades adquiridos por um ser humano como membro da sociedade. 
Há mais de 100 conceitos relacionados à cultura. De uma forma ou de outra todos levam à mesma conclusão à qual nos direciona a definição dada por Taylor. A ela, une-se a do antropólogo norte-americano Clifford James Geertz, que é mais uma descrição de como a cultura é manifestada do que propriamente do que é a cultura. Ele se refere a um padrão de significados transmitidos historicamente, representados por símbolos num sistema de concepções herdadas e expressas simbolicamente. Entre esses símbolos estão os gráficos (letras, palavras, pontuação, etc.), os quais são usados nas redações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...