Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Cuidados Necessários na Redação de Uma ONG

Dizem que o mais importante
é o leitor entender
o que está escrito.
É exatamente por isto
que os cuidados
são necessários.


É importante lembrar que nem sempre o que está escrito é o que o autor do texto quis escrever. É por isto que existem regras ortográficas e gramaticais. Elas auxiliam para que haja o mínimo possível de razões que possam induzir os leitores a interpretações equivocadas. Quando uma organização não governamental necessita divulgar suas atividades, a mensagem tem que ser direcionada a públicos de todos os níveis. Suponha, por exemplo, a situação de uma ONG criada para ajudar pessoas portadoras de câncer. A redação terá que ser bem clara para as pessoas que receberão a ajuda e para as pessoas a quem o apoio será solicitado. Ou seja, terá que ser clara para todos. Portanto, a linguagem utilizada terá que ser cuidadosamente adequada à compreensão por parte de pessoas de todos os níveis de escolaridade e sociais. 
Isto significa que o "internetês", palavras informais demais e formais demais, etc., têm que ser evitados. Tal como nas redações que são feitas numa prova, esta também precisa ser escrita corretamente. É necessário o cuidado quanto à ortografia (escrita correta de cada palavra) e quanto às regras gramaticais (concordâncias verbais, nominais e verbo-nominais; sintaxe; pontuação correta, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!