sexta-feira, 6 de maio de 2016

Redação Acadêmica - parte III: A Dissertação

No Redafácil,
há vários artigos
sobre dissertações,
mas a acadêmica
tem certas peculiaridades. 


Como redação acadêmica, a dissertação é a descrição de uma investigação menos complexa mas suficientemente profunda. Tem que ser assim, pois é abordagem de um tema específico como em qualquer outro tipo de redação, mas neste caso tem que ser uma abordagem bem delimitada. 
A dissertação acadêmica pode ser baseada numa pesquisa original. Pode também ser a apresentação de um resultado parcial de uma experiência ou a exposição de um estudo baseado em um livro. Em qualquer dos casos, precisa conter dados que comprovem que o autor conhece o tema o suficiente para concluir seu curso de mestrado. 
A maioria das dissertações acadêmicas é concluída em aproximadamente cem páginas. Entretanto o número de páginas pode variar segundo a necessidade dos detalhes exigidos pela complexidade do tema. 
Os méritos da redação não são devidos somente ao seu autor. Para produzi-la, ele necessita do apoio de um orientador acadêmico que lhe ensina inclusive a maneira mais adequada de defender seu trabalho perante grupos - ou "bancas", como se diz no meio educacional - de três ou mais doutores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!