segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cuidados Necessários em Redações Sobre Etnias

Fotos: Arquivo Google
Mencionar 
raças humanas e etnias
requer cuidados,
especialmente
porque muita gente
não sabe diferenciar
"raça" e "etnia".


As pessoas têm o direito e a necessidade de expressarem o que sabem ou o que pensam a respeito das diferenças raciais, de nacionalidade, religiosas, sexuais, etc. Entretanto, é preciso ter muito cuidado quanto à escolha das palavras e expressões mais adequadas para evitar constrangimentos e mal-entendidos. Quanto às raças humanas, estas constituem uma forma de distinção entre grupos de pessoas através de caracteres físicos hereditários como a cor da pele, o formato da cabeça, etc. A etnia é uma forma de distinção também entre grupos humanos, mas destacando principalmente características socioculturais que influenciam nas religiões, nos idiomas, nos comportamentos sociais, etc. Entretanto, muita gente confunde um tema com o outro, principalmente porque, apesar das diferenças, têm relações entre si. 
É claro que você deve escrever sobre esses temas apesar deles geralmente serem tão polêmicos e, ao mesmo tempo, mesmo por causa disto. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para que seu texto não cause interpretações equivocadas. Nestes casos, devem ser evitadas nas redações opiniões pessoais. Se estas forem necessárias, use como base suas experiências pessoais, embora isto seja mais adequado numa redação informativa do que numa redação argumentativa.
Embora exista a chamada "redação informativa", na verdade toda redação, seja de que tipo for, tem o objetivo de informar. Porém, a argumentação tem o objetivo de mostrar ao leitor a linha de raciocínio do autor. Portanto, ela precisa ser escrita de forma objetiva e, como o tema se refere a etnias e raças (embora sejam coisas diferentes, é praticamente impossível abordar um tema sem entrar no outro), é importante ter o cuidado de não usar expressões que possam ser interpretadas como preconceitos. 
Se você citar características específicas de uma raça ou etnia, lembre-se do que está escrito no primeiro parágrafo deste artigo. Perceba, por meio dele, que na verdade o conceito de raça é muito complexo mas perpetuou a ideia da divisão da humanidade em grupos humanos baseando-se em suas características biológicas. Entretanto, há estudiosos que preferem definir "raça" como uma divisão que considera um conjunto de relações sociais que nos permitem situar as pessoas e os grupos determinando atributos e competências baseando-se em conceitos biológicos. É isto que faz as pessoas confundirem "raça" com "etnia". É isto que requer maior cuidado nas escolhas das palavras e das expressões adequadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!