1 - Redação empresarial. 2 - Redação empresarial necessária atualmente. |
trazem necessidades de mudanças
nas redações empresariais.
Sabemos que no mundo dos negócios as mudanças tem que ser contantes. Com o avanço do tempo, a concorrência no mercado se torna cada vez mais acirrada. Isto provoca a necessidade de novas adaptações da empresa, mas para isto são necessárias constantes novas mudanças de atuação de cada funcionário. Ou eles se adaptam às novas necessidades ou suas função perderão sua importância em relação ao que a empresa necessita para se manter no mercado. Por isto, há necessidade de mudanças constantes nas redações empresariais.
É principalmente na forma de se comunicar que os profissionais precisam inovar, e é claro que a forma de se comunicar por escrito não escapa a essa regra. É necessário que cada funcionário comprove sua capacitação para o exercício de suas funções e principalmente sua capacidade de usar com certa constância novas formas de se comunicar através de redações cada vez mais objetivas destacando as informações importantes e, ao mesmo tempo, eliminando as que não são necessárias.
É principalmente na forma de se comunicar que os profissionais precisam inovar, e é claro que a forma de se comunicar por escrito não escapa a essa regra. É necessário que cada funcionário comprove sua capacitação para o exercício de suas funções e principalmente sua capacidade de usar com certa constância novas formas de se comunicar através de redações cada vez mais objetivas destacando as informações importantes e, ao mesmo tempo, eliminando as que não são necessárias.
Memorandos, descrições técnicas e relatórios, por exemplo, são tipos de redações que seguem certos padrões para cumprir determinados objetivos, mas as formas sobre como reduzir palavras ou utilizar as mais adequadas para cada ocasião podem e devem ser mudadas. Haverá, com certeza, momentos em que isto será necessário, pois essas redações, assim como as cartas comerciais, além de fazer parte das atividades desenvolvidas dentro da empresa, auxiliam a melhorar a escrita. Elas representam a capacidade de melhorar constantemente a correspondência interna e externa e, portanto, de melhorar na mesma proporção as relações profissionais. Geralmente quem lê a mensagem recebida também está trabalhando e, por isto, provavelmente não tem muito tempo disponível para decifrar textos que não estejam devidamente claros e objetivos. Eis aí a razão pela qual cada redação deve ser feita de forma a atingir seus objetivos de maneira mais rápida: quem redige precisa estar atento às possíveis funções de quem a lerá e ao provável limite de tempo que essa pessoa terá para ler e, se necessário, responder à mensagem recebida. Pensando nesses detalhes, o profissional ajuda a criar uma imagem positiva da empresa e de si mesmo perante a empresa e a clientela.
A padronização dos tipos de documentos deve ser mantida. O que deve ser mudado é a forma da pessoa escrever tal como já foi esclarecido acima: eliminando informações e palavras desnecessárias e destacando as mais importantes. Ou seja: basta seguir os padrões já estabelecidos (por exemplo, as regras estabelecidas para uma carta comercial) e estar atento à necessidade da clareza e da precisão na redação. Essa precisão não dependerá de padrões, dependerá do grau de comunicabilidade do redator. É necessário o uso de linguagem formal e não excessivamente culta. Deve-se também ter o cuidado de não usar expressões hoje em desuso, pois elas podem inferiorizar a qualidade da mensagem.
Mesmo seguindo padrões estabelecidos sobre como se deve redigir um memorando, uma carta comercial, um curriculum vitae, etc., cada pessoa ainda manterá estilos próprios de escrita. Isto é inevitável. Entretanto, as formas como a pessoa usa as palavras e expressões, como as insere no contexto, etc., são coisas que podem e devem ser mudadas de acordo com o avanço do tempo, as novas necessidades e os novos objetivos a serem obtidos.
A padronização dos tipos de documentos deve ser mantida. O que deve ser mudado é a forma da pessoa escrever tal como já foi esclarecido acima: eliminando informações e palavras desnecessárias e destacando as mais importantes. Ou seja: basta seguir os padrões já estabelecidos (por exemplo, as regras estabelecidas para uma carta comercial) e estar atento à necessidade da clareza e da precisão na redação. Essa precisão não dependerá de padrões, dependerá do grau de comunicabilidade do redator. É necessário o uso de linguagem formal e não excessivamente culta. Deve-se também ter o cuidado de não usar expressões hoje em desuso, pois elas podem inferiorizar a qualidade da mensagem.
Mesmo seguindo padrões estabelecidos sobre como se deve redigir um memorando, uma carta comercial, um curriculum vitae, etc., cada pessoa ainda manterá estilos próprios de escrita. Isto é inevitável. Entretanto, as formas como a pessoa usa as palavras e expressões, como as insere no contexto, etc., são coisas que podem e devem ser mudadas de acordo com o avanço do tempo, as novas necessidades e os novos objetivos a serem obtidos.
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