Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Evite Clichês, Palavras e Expressões Óbvias na Redação no Enem.

Palavras como
"imperdível",

gírias, 
provérbios,
trechos da Bíblia,
prejudicam a qualidade da redação.



Na verdade a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), como em qualquer outro tipo de prova, tem vários objetivos: verificar o domínio do autor quanto à ortografia e à gramática e, principalmente, sua capacidade de de provar que está bem informado sobre o tema proposto e sua condição de comprovar isto através de suas palavras de maneira formal. Portanto, se você gírias e palavras e expressões como "imperdível", ditados populares, trechos da Bíblia, etc., você está apenas repetindo o que muitas pessoas já disseram muitas vezes. Isto comprovará sua incapacidade de usar suas próprias palavras.
"Clichê" é isto. É também chamado "lugar-comum" ou "chavão". Os clichês são palavras e expressões que já foram tão usadas que estão desgastadas e como significado que deixa dúvidas tanto pela repetição de ideias como pel estereotipamento delas. "Estereotipamento" é o ato ou efeito de transformar algo em estereótipo, e "estereótipo" é uma ideia ou conceito sem fundamento adequado, limitado e nada original, repetindo apenas padrões preestabelecidos e nem sempre corretos. Alguns dos clichês mais usados ultimamente são "imperdível", "Fala sério!", "Quem vê cara não vê coração", "melhor ouvir isto do que ser surdo", "paradigma", "o companheiro Fulano", "como já foi colocado por Fulano", "Deus proverá", "está nas mãos de Deus", "frases feitas", "caixinha de surpresas", "caixa de Pandora", "encerrar com chave de ouro", etc. Tais palavras e expressões empobrecem o texto comprovam falta de imaginação. 
Pesquise redações que obtiveram as melhores notas no Enem em anos anteriores. Você perceberá que a maioria delas não contém palavras e expressões facilmente previsíveis, citam fatos históricos e científicos para relacionar as ideias e seus autores aproveitaram ao máximo as informações que eles tinham. Evite também outras coisas que já acontecem muito também quando usam linguagem formal: citações de pensadores famosos como Platão, Sócrates, William Shakespeare, etc. Isto deve ser evitado por dois motivos: além de serem frases e pensamentos já muito usados durante tantos anos, nem tudo que dizem que essas pessoas disseram realmente foi dito por elas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!