Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

O que é "Ideologia de Gênero"?

Este pode ser
um tema para redação
no próximo Enem.



Os planos nacional e estaduais de educação discutidos em todo o Brasil recentemente tem gerado grande polêmica. Entre as principais razões estão questões relacionadas ao que está sendo chamado de "ideologia de gênero". Grande número de pessoas discorda delas, outras concordam mas o maior problema é que em ambos os lados está um grande número de pessoas que demonstram que não sabem o que é uma "ideologia de gênero". Por ter criado tanta polêmica, este pode ser um tema proposto para redação no próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como nos próximos vestibulares e em concursos públicos. Por isto e por muitas outras razões, é muito importante que todos os estudantes, assim como todas as pessoas, saibam o que essa expressão significa. 
Para isto, é importante saber que a palavra "ideologia" tem duas concepções e vários significados. Comumente a palavra "ideologia" é usada no lugar da palavra "ideário", que é de fato um conjunto de ideias, visão do que seja a realidade ou o mundo. "Ideologia" é uma palavra que tem suas origens na filosofia, não se referindo a qualquer conjunto de ideias, mas ao conjunto de ideais propostas pela classe dominante dentro de uma sociedade. As ideias contidas numa ideologia são relacionadas principalmente a questões públicas, o que torna a palavra fortemente associada a conceitos políticos, sendo uma proposta de pensamento explícito ou não.
"Gênero", neste caso, tem sentido social. Refere-se à identidade adotada por uma pessoa com base em seus órgãos genitais, conceitos psicológicos ou suas funções na sociedade. Não se trata simplesmente de diferenças entre homens e mulheres, masculino e feminino. Incluem-se nessas questões as diferenças sociais, estando estas relacionadas ao que se chama, em ciências biológicas, de "papel de gênero" ou "papel social de gênero". Esse "papel" se refere a um conjunto de elementos associados a "masculinidade" ou "feminilidade" dentro de um grupo ou sistema social. 
Portanto, a "ideologia de gênero" não é simplesmente uma questão de diferenças entre homens e mulheres, entre meninas e meninos. Também não é uma ideologia de "ausência de sexo", como algumas pessoas estão apregoando por aí. É um conjunto de ideias no qual o masculino e o feminino são considerados como questões cultural e socialmente preponderantes, decorrentes das diferenças entre os sexos.
  

3 comentários:

  1. Sou severamente contra ''IDEOLOGIA DE GÊNERO'' NAS ESCOLAS.
    Peço ajuda para redigir redação com argumentos complexos e intuitivos para uma oratória!
    Para mostrar que essa ideia vem a desconstruir a sociedade e seu pilares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um blog sobre redação. Para dicas sobre oratória, sugiro que você procure um blog ou site sobre oratória (a arte de discursar). Entretanto,talvez aqui você encontre dicas sobre argumentos em redações que lhe ajudem a desenvolver formas de argumentar em oratória. Para encontrar os artigos, digite "argumento" ou "argumentação" no espaço para pesquisa no alto desta página.

      Abraço.

      Excluir
    2. Lembrando que no Exame Nacional do Ensino Médio deve-se respeitar os direitos humanos.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!