segunda-feira, 29 de junho de 2015

O que é "Ideologia de Gênero"?

Este pode ser
um tema para redação
no próximo Enem.



Os planos nacional e estaduais de educação discutidos em todo o Brasil recentemente tem gerado grande polêmica. Entre as principais razões estão questões relacionadas ao que está sendo chamado de "ideologia de gênero". Grande número de pessoas discorda delas, outras concordam mas o maior problema é que em ambos os lados está um grande número de pessoas que demonstram que não sabem o que é uma "ideologia de gênero". Por ter criado tanta polêmica, este pode ser um tema proposto para redação no próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como nos próximos vestibulares e em concursos públicos. Por isto e por muitas outras razões, é muito importante que todos os estudantes, assim como todas as pessoas, saibam o que essa expressão significa. 
Para isto, é importante saber que a palavra "ideologia" tem duas concepções e vários significados. Frequentemente é usada no lugar da palavra "ideário", que é de fato um conjunto de ideias, visão do que seja a realidade ou o mundo. "Ideologia" é uma palavra que tem suas origens na filosofia, não se referindo a qualquer conjunto de ideias, mas a ideias específicas propostas pela classe dominante numa sociedade. Essas ideias são relacionadas principalmente a questões públicas, o que torna a palavra "ideologia" fortemente associada a conceitos políticos, sendo uma proposta de pensamento explícito ou não.
"Gênero", neste caso, tem sentido social. Refere-se à identidade adotada por uma pessoa com base em seus órgãos genitais, conceitos psicológicos ou suas funções na sociedade. Não se trata simplesmente de diferenças entre homens e mulheres, masculino e feminino. Incluem-se nessas questões as diferenças sociais, estando estas relacionadas ao que se chama, em ciências biológicas, de "papel de gênero" ou "papel social de gênero". Esse "papel" se refere a um conjunto de elementos associados a "masculinidade" ou "feminilidade" dentro de um grupo ou sistema social. 
Portanto, a "ideologia de gênero" não é simplesmente uma questão de diferenças entre homens e mulheres, entre meninas e meninos. Também não é uma ideologia de "ausência de sexo", como algumas pessoas estão apregoando por aí. É um conjunto de ideias no qual o masculino e o feminino são considerados como questões cultural e socialmente preponderantes, decorrentes das diferenças entre os sexos.
  

10 comentários:

  1. Sou severamente contra ''IDEOLOGIA DE GÊNERO'' NAS ESCOLAS.
    Peço ajuda para redigir redação com argumentos complexos e intuitivos para uma oratória!
    Para mostrar que essa ideia vem a desconstruir a sociedade e seu pilares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um blog sobre redação. Para dicas sobre oratória, sugiro que você procure um blog ou site sobre oratória (a arte de discursar). Entretanto,talvez aqui você encontre dicas sobre argumentos em redações que lhe ajudem a desenvolver formas de argumentar em oratória. Para encontrar os artigos, digite "argumento" ou "argumentação" no espaço para pesquisa no alto desta página.

      Abraço.

      Excluir
    2. Lembrando que no Exame Nacional do Ensino Médio deve-se respeitar os direitos humanos.

      Excluir
    3. É só ser respeitoso e puxar argumentos científicos para embasar seu ponto vista. Comente que a teoria do determinismo genético é minoritária no meio científico e que certas diferenças entre homens e mulheres são biologicamente justificáveis pelos hormônios e constituições físicas, que são inegavelmente distintos em cada sexo.

      Excluir
    4. Nem todas as pessoas têm conhecimentos científicos suficientes para embasar opiniões, mas todos têm o direito de expor suas opiniões. Também cada pessoa pode comentar como preferir, desde que seja de forma respeitosa, e tal comentário também terá que ser respeitado.

      Excluir
  2. opa aqui virou um forun de opiniões, não sabia

    ResponderExcluir
  3. É verdade. Acho que algumas pessoas não entenderam que o objetivo aqui é orientar sobre redações, não discutir sobre os temas. Entretanto, se alguém quiser expressar uma opinião sobre o que quiser, tudo bem. Só acho que quem quer dizer que é contra algo tem que dizer por que é contra. Quem revela uma opinião tem que revelá-la completamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmhm,acho que deus deixou bem claro quem quisesse ir ao reino dele ou ao outro mas o homem criou essa praga de ideologia de gênero o homem sempre contraria deus mundo acaba cada vez mais.

      Excluir
  4. "Ideologia de gênero" já é uma expressão ideológica e muito desrespeitosa com as pessoas concernidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ideologia de gênero" é apenas o estudo das ideias referentes a um conjunto de características específicas de um determinado gênero.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!