Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

"Dicas" para Escrever Uma Redação Sobre Seus Objetivos de Vida

Esta tem sido
uma das maiores dificuldades
dos estudantes brasileiros. 



Eles tem objetivos, mas muitos deles não sabem exatamente como expressá-los, principalmente se isto tiver que ser feito através da escrita. Como em todos os outros tipos de redação, deve-se começar através da organização das informações que o texto deve conter. Escrever uma redação sobre seus objetivos mesmo em momentos em que isto não lhe é exigido, quando estiver em casa, em seus momentos de folga, é algo que poderá lhe ajudar muito a exercitar a redação e ao mesmo tempo fazer com que você mesmo(a) tenha uma ideia clara do que pretende alcançar, seja você um(a) estudante ou um profissional de qualquer área.
Então, vamos lá. Antes de começar a escrever, procure lembrar e identificar seus principais interesses, o que você mais gostaria e o que você sabe que é capaz de fazer desde agora. Isto lhe ajudará a ter uma base melhor para estruturar o texto. A partir daí, selecione de três a cinco objetivos específicos que você gostaria muito de alcançar dentro de um período que você acha que seja necessário para conseguir isto. Na introdução da redação, explique por que você os selecionou e como você acha que eles se relacionam entre si. Explique também como você pretende alcançá-los. 
Use no máximo os dois primeiros parágrafos para explicar os objetivos sem exagerar muito nos detalhes, mas ao mesmo tempo destacando os detalhes que você considerar importantes. No terceiro parágrafo, tente descrever o sentido lógico de cada objetivo e como surgiram a razão e a ideia de realizá-lo. Se você as tiver, mencione suas experiências pessoais relacionadas a esses objetivos. Cite pelo menos uma pessoa que lhe serviu como inspiração e explique o motivo disto.
A partir daí, cite fatos, informações sobre pesquisas que você fez e as que acredita que ainda terá que fazer para alcançar cada um desses objetivos. Tenha o cuidado de descrever essas informações passo a passo, mas ao mesmo tempo de forma bem sucinta e clara. Por exemplo, se você quer fazer um curso de engenharia, explique a razão de sua escolha, o que esta profissão tem a ver com você ou você com ela.
Conclua sua redação destacando, entre os três ou cinco objetivos que citou, quais são os que você considera prioritários ou pelo menos qual deles o é. Ao terminá-la, peça a uma ou mais pessoas (familiares ou amigos) para lê-la. Pergunte a essas pessoas se o texto está fácil de ser entendido, e peça que elas identifiquem pontos que necessitam de mais esclarecimento ou que geram dúvidas. Depois, procure tornar esses pontos mais explícitos. Numa prova, revise-a e leia-novamente para que você mesmo verifique possíveis erros que ainda possam ser corrigidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!