Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Regras Para Redação no Enem 2015

O aluno 
não terá
que pôr um título,
mas é importante que o ponha. 


Algumas regras previstas para as redações nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio são as mesmas já exigidas nas edições dos anos anteriores. Entretanto, este ano muitos alunos participarão do Enem pela primeira vez e é importante que saibam quais são as regras já aplicadas.
A grande novidade - ainda não confirmada, mas que já circula na internet - é de que não serão exigidos títulos para as redações. Entretanto, é preciso que os alunos estejam atentos ao fato de que o título da redação é muito importante para confirmar que o autor - ou seja, o aluno que a escreve - tem boa noção sobre o que ele mesmo escreveu. O título é a primeira coisa que informa o leitor sobre que ele lerá. É um tipo de resumo que generaliza grande parte das informações em apenas algumas palavras.
Mesmo que não seja exigido, na prática o título obrigatório. Uma das exigências do Enem determina que o aluno comprove uma boa compreensão do tema proposto, e o título ajuda muito a confirmar isto. Entre as outras exigências constam demonstração de bom domínio sobre a escrita, aplicar conceitos para desenvolver o tema, interpretar as informações corretamente para defender seu ponto de vista e demonstrar conhecimentos de linguística necessários   suficientemente para elaborar a argumentação. O título não será exigido, mas é um item muito importante para preparar o leitor sobre o que ele lerá.

- Para obter mais informações sobre o Enem 2015, clique 
aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!