Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Por que obedecer às regras gramaticais numa redação é importante?

Quem não considera
as regras gramaticais importantes
comprova que ainda não entendeu
o que é a gramática.

A gramática é o conjunto de regras, chamadas regras gramaticais, que servem para o uso mais adequado de um idioma, seja através da escrita ou da fala, de forma culta ou popular. A palavra "gramática" resultou da junção de duas palavras gregas: "grama"  significa peso ou medida, e "temática" significa centro ou foco. Portanto, a gramática evidencia a importância do foco sobre algo dentro de uma medida conveniente. Neste caso, o "algo" é a forma correta de se expressar para se comunicar. A comunicação só se estabelece quando há um entendimento correto da informação recebida. Por isto a forma correta da informação dada é extremamente importante. 
A gramática é o estudo das formas das palavras, das composições das ideias e de todas as questões relacionadas a uma língua. Nestas questões inclui-se a ortografia (a forma de escrever cada palavra). Portanto, embora a gramática seja um ramo da linguística, cada idioma tem sua própria gramática, mas a linguística é a mesma para todos os idiomas. 
A linguística é o estudo científico da linguagem. Os estudos de linguística são realizados por filósofos e cientistas que estudam o idioma, a fala e a linguagem. Esses estudiosos são chamados "linguistas". Eles dividem os estudos da linguagem em vários ramos (fonética, fonologia, morfologia e outros que também são temas de vários artigos neste blog. A gramática é apenas um desses estudos, mas é um dos mais importantes. Nela, o conceito de "correto" depende de fatores culturais, étnicos, de épocas, etc. Os fatos ocorridos ao longo de nossas existências impõem mudanças que trazem a necessidade de regras que definam limites permissíveis para que nossas formas de comunicação sejam bem sucedidas. Isto faz com que a obediência às regras gramaticais seja extremamente importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!