O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

"Dicas" para se Preparar para Redação Empresarial em Processos Seletivos

No "mundo empresarial",
não se pode desperdiçar tempo. 
Por isto,
em processos seletivos, 
a redação empresarial é um dos quesitos mais importantes. 


Lembre-se que "redação empresarial" não é o mesmo que "carta comercial"; a carta comercial é um dos vários tipos de redação empresarial.  Entre os outros estão o memorando, o ofício, o parecer, etc. Se você está pensando em participar de concursos públicos e outros tipos de processo seletivo, é importantíssimo que você domine pelo menos algumas técnicas de redação empresarial. O ideal é que você faça um curso específico para aprender tais técnicas. Melhor ainda seria que essas técnicas fizessem parte do currículo do ensino médio, mas no Brasil, infelizmente, esperar isto do sistema ensino é esperar demais. 
Essas redações fazem parte da rotina de atividades desenvolvidas numa empresa, num órgão público, etc. Isto exige a formalização da escrita. Nas provas, elas servem para medir o grau de formalização da escrita do candidato para verificar se ele está apto a se comunicar ou prestar informações através da redação de forma adequada sempre que isto for necessário, seja para correspondência interna ou externa.
Esta exigência se faz necessária porque o empregador não dispõe de tempo suficiente para, no caso do candidato a emprego ser contratado, decifrar mensagens dificultadas por frases mal construídas, expressões inadequadas, pontuações erradas, etc.  Portanto, já na prova, não basta que o candidato escreva corretamente; ele precisa escrever corretamente e de maneira adequada para o que o tipo de redação se destina. Ele precisa também estar atento a todos os pormenores relacionados à linguagem culta. Isto quer dizer que, além de estudar técnicas de redação específicas, precisará se dedicar muito ao estudo da gramática. 

Ilustração: Arquivo Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...