O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A Sinopse

A sinopse na "orelha" de um livro.
Uma sinopse
não é apenas
o resumo de um filme.


Quando se fala em "sinopse", é comum muita gente imaginar que se trata de um daqueles resumos de filmes anunciados em cadernos de cultura dos jornais. Aquele é apenas um dos vários tipos de sinopses. Uma sinopse é uma redação curtíssima, usada como explanação no início de artigos acadêmicos ou científicos para preparar o leitor sobre o tema abordado no artigo. É também um tipo de sinopse a apresentação de um livro, na primeira página , na contracapa ou na "orelha" do livro - aquela extensão da capa que pode ser usada como marcador de páginas. 
Uma sinopse é, enfim, um breve resumo do que a pessoa lerá num livro, numa redação, na matéria publicada numa revista ou da história contada num filme, numa telenovela, etc. Seguem abaixo alguns exemplos de sinopses:
  • Epítome - resumo de uma obra literária, histórica, geográfica ou relacionada a qualquer outra ciência, com finalidade didática. 
  • Resenha - Descrição breve de um livro, um texto, um fato. Descrição curta mas repleta de detalhes. 
  • Síntese - exposição abreviada de um contexto.
  • Sumário - Resumo de uma redação no final da mesma, recapitulação resumida do contexto. A sinopse de um livro se torna um sumário quando é publicada numa das últimas páginas ou na contracapa.
  • Súmula - leia em "A Súmula", neste blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...