Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Manual de Redação Online com Erros em Redação

Ilustração: Arquivo Google
Há manuais de redação que,
ao invés de ajudar,
atrapalham. 


Há muitos sites sobre técnicas de redação que precisam ser observados com o devido cuidado. Eles mostram, na verdade, péssimos exemplos de redação. Este é o caso de um manual que encontrei num site que oferece um desses "manuais". Os primeiros erros que percebi no tal manual já foram tantos, no início da primeira página do próprio manual, que notei que nem era necessário observar o resto. Esse início segue abaixo.

Muitas vezes se tira nota baixa em REDAÇÃO simplesmente porque se comete uma série de erros gramaticais bobos, tolos, inadmissíveis.



A principal finalidade do MANUAL... será contribuir de forma decisiva para que erros dessa natureza não mais sejam repetidos.



É uma obra que se destina a estudantes que estejam fazendo o último ano do curso pré-escolar, cursando os ensinos fundamental e médio, até aqueles que estão se preparando para concurso ou vestibular.

Servirá, portanto, para qualquer membro da família, inclusive para quem já concluiu o curso universitário e queira aprimorar-se na arte de escrever. 




Esses quatro "parágrafos" nem mesmo podem ser considerados como parágrafos. Numa redação, um parágrafo com apenas uma ou duas frases ou com menos de cinco linhas é algo inconcebível. Além disto, não há razão para as palavras "redação" e "manual" estarem escritas em "caixa alta" (com todas as letras na forma maiúscula) e também não se justifica o trema (...) depois de "manual". Suponho que o trema foi usado com a intenção de não ter que ser digitado todo o título do manual ("Manual de Redação" ou algo semelhante), mas se o objetivo é orientar o leitor quanto a técnicas corretas, o título teria que ser escrito em sua forma completa. Outro erro que está muito visível é o excessivo espaço entre os parágrafos.    
Como eu tenho o propósito de auxiliar os estudantes e demais pessoas que buscam essas orientações, não posso deixar de alertá-los quanto a esses erros. Posso - e até acho que devo - demonstrar como seria fácil iniciar aquela página com apenas um parágrafo incluindo todas as informações contidas de forma correta e sucinta. Veja o exemplo abaixo.

Muitas notas baixas em redação são devidas a erros inadmissíveis. Este manual tem o objetivo de contribuir para que tais erros não se repitam. Ele se destina a alunos do último ano do curso pré-escolar, de ensinos fundamental e médio e a quem pretenda participar de concursos públicos ou vestibulares. Pode ser utilizado também por pessoas que já tenham formação universitária e queiram aprimorar suas formas de redigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!