terça-feira, 21 de outubro de 2014

O Significado de "Projétil"

Uma bala de revólver 
só é um projétil
durante alguns segundos.
Uma bola também. 


Nos noticiários, a palavra "projétil" é amplamente utilizada para se referir à bala disparada pelo uso de um revólver ou qualquer outro tipo de arma de fogo. No futebol, ela é usada algumas vezes quando o narrador se refere à bola. Esses usos estão corretos, mas eles fazem com que muitos estudantes e fãs de futebol tenham concepções equivocadas. Muitas dessas pessoas pensam que "projétil" é o mesmo que "bala de revólver" e, no caso do futebol, é simplesmente a bola. Até policiais, que são pessoas que lidam com armas de fogo profissionalmente, referem-se à "bala" como "projétil" mesmo sem detoná-las, mas isto é um equívoco.
Enquanto estiver fazendo uma redação numa prova como a do Enem, o estudante que quiser usar a palavra "projétil" ou "projetil" deve saber que o verdadeiro significado é este: qualquer objeto (pode ser uma pedra, um tijolo ou qualquer outra coisa) que é arremessado por alguém ou algo, enquanto se movimenta desde o momento do arremesso até o momento em que algum obstáculo interrompa esse movimento. Portanto, a bala de revólver é um projétil somente entre o momento em que ela é detonada e o momento em que ela atinge alguma coisa ou algo a detenha. O mesmo acontece com a bola, uma bala de canhão, um míssil, um foguete, etc.
Frequentemente surge uma dúvida: muita gente pergunta se a palavra correta é "projétil" ou "projetil". Há também pessoas que pensam que as duas formas estão corretas mas seus significados são diferentes. No entanto, elas também estão enganadas. As duas formas são corretas e tem o mesmo significado, referindo-se a qualquer coisa arremessada ou lançada na condição em que ela esteja, desde o arremesso até o ponto de chegada, não importa qual seja o tempo de duração desse movimento nem a distância percorrida pelo objeto.

Fontes:
  • Dicionário Online de Português
  • Dicionário Aurélio Buarque de Holanda
  • Dicionário Silveira Bueno
  • "Manual da Língua Portuguesa", de Celso Luft - Editora Globo.
  • Ilustrações: Arquivo Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!