sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cuidado! Palavras parecidas entre si nem sempre são sinônimas.

A palavra "dirimir" 
tem sido muito usada
nas campanhas eleitorais,
e muita gente pensa 
que é o mesmo que "dirigir".


Ao invés de procurar num dicionário o significado correto de uma determinada palavra, muita gente a associa a outra palavra parecida e pensa que só por isto tem o mesmo significado. Isto acontece muito com relação a verbos. É o que tem ocorrido no caso de "dirimir", que tem sido muito empregada por candidatos a cargos políticos nas eleições deste ano no Brasil. "Dirigir" tem os significados de "guiar", "orientar", "governar", "administrar", "gerenciar", "endereçar", "superintender", "reger", "gerenciar", dependendo do contexto em que a palavra é empregada.  "Dirimir" tem os mesmos significados de "vetar", "proibir", "impedir", "impossibilitar", "abolir", "anular", "invalidar", "extinguir", "cancelar", "vedar" e qualquer outro verbo cujo significado esteja relacionado a algum tipo de proibição ou impedimento.
As pessoas precisam estar muito atentas com relação a isto. Basta lembrar que "sinto" e "cinto" são palavras muito parecidas, tem o mesmo som, mas seus significados são bem diferentes: "sinto" é uma derivação do verbo "sentir"; "cinto" é um substantivo que se refere a uma peça de vestuário. Há muitos outros exemplos de palavras com ortografias parecidas e mesmo som mas com significados diferentes.
Em casos assim, é muito importante não se deixar levar pela simples "intuição". Numa redação, havendo dúvidas, é melhor não usar a palavra. Para ter certeza, verifique antes no dicionário. Creio que este seja um conselho utilíssimo para os estudantes que participarão do Enem no próximo mês.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!