O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Significado da Palavra "Cultura"

"Cultura Global" (foto do Arquivo Google).
Sempre que os governos federal, estaduais e municipais
anunciam incentivos à cultura, 
fala-se em shows,
gravações de músicas,
teatro e cinema.



A prova disso é a criação de um programa criado no Brasil, chamado "Bolsa Cultura" ou "Vale Cultura". Segundo o Ministério da Cultura, é um benefício que pode chegar às mãos de 42  milhões de trabalhadores brasileiros. O cartão magnético pré-pago, válido em todo território nacional,  no valor de R$ 50,00 mensais, possibilitará maior acesso do público ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo na compra de CDs, DVDs, livros, revistas e jornais. Segundo a informação que consta no site do Ministério da Cultura, o vale também poderá ser usado para pagar a mensalidade de cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro. Para aqueles que quiserem adquirir produtos ou serviços culturais mais caros que o valor mensal do benefício,  há a vantagem de crédito cumulativo e sem prazo de validade.

O benefício poderá ser oferecido pelas empresas com personalidade jurídica que possuem vínculo empregatício formal com seus funcionários, ou seja, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - e que fizerem a adesão ao Programa Cultura do Trabalhador junto ao Ministério da Cultura.  Em contrapartida, o Governo Federal isentará as empresas dos encargos sociais e trabalhistas sobre o valor do benefício concedido, e ainda, irá permitir que a empresa de lucro real abata a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido. As pessoas que desejarem saber mais detalhes a respeito do Vale Cultura podem obter a informação no site do Ministério da Cultura.
Quando programas governamentais como este são lançados mas não se explica à população o que é cultura, isto costuma gerar confusão quanto ao significado da palavra, que é muito mais amplo. Costuma-se associar a palavra a eventos como shows, peças de teatro, exibição de filmes e outras atividades que realmente estão relacionadas à cultura mas que a maioria das pessoas considera como diversão. Isto costuma fazer estudantes e participantes de vestibulares e concursos públicos perderem pontos em redações nas provas. 
"Cultura" abrange um conceito com várias acepções, mas se refere a tudo que inclui informação, conhecimento, crenças, artes, moral, ética, leis, costumes e capacidades adquiridas e desenvolvidas pelas pessoas como integrantes da sociedade. Vem da palavra latina "colere", que significa "colher" ou "cultivar". É também relacionada a manifestações artísticas, não considerando a apresentação de shows ou músicas gravadas, a simples exibição de filmes, etc., mas associando as artes às técnicas pelas quais elas são produzidas e/ou executadas. A comprovação da palavra "cultura" com o sentido de "colher" (culturalmente falando, colher informações, conhecimentos, domínio de técnicas, etc.) está na palavra "agricultura", que é a colheita de produtos agrícolas. A cultura do feijão, por exemplo, é a colheita de feijão. Conclui-se assim o significado de  "cultura": é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais não naturais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Essa definição pode ser diferente de acordo com a perspectiva teórica de sociólogos, antropólogos, filósofos, etc. De qualquer forma, depreende-se que a cultura é, ao mesmo tempo, um conjunto de grande número de outras culturas, sendo cada uma delas característica de um certo grupo de indivíduos. Vem daí a expressão "cultura geral", que pode ser definida como "uma cultura composta de várias culturas". 

Fontes: 



2 comentários:

  1. Oi, estou fazendo um cursinho pré-vestibular e estou treinando para o Enem, teria como analisar minha redação.
    "Guerra Civil na Síria"
    "Conflitos Internos"

    Esta intensa rebelião que aconteceu na Síria, devido a uma parte da população desejar a saída do ditador Bashar AL-Assad, que comanda o país desde o ano 2000, há mais de 13 anos por receber o cargo do próprio pai que ficou no poder a mais de 30. Isto ocorreu devido a chamada Primavera Árabe, que começou no final de 2010 quando o ditador da Tunísia foi derrubado e incentivou vários outros países a fazer o mesmo como por exemplo o Egito, que a maioria das pessoas conhecem como a “revolução do face book”, onde alguns grupos usaram redes sociais para organizar protestos. A guerra civil na Síria deixou mais de dois milhões de refugiados, segundo a ONU, o número de mortos no conflito ultrapassa o 100 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, Anônimo.

      Em primeiro lugar, você não fez uma redação. Isto é apenas um parágrafo.
      Tente fazer uma redação com pelo menos três parágrafos, ok?

      Grande abraço.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...